MANEJO CLÍNICO DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR A PARTIR DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTA : UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Tainá Dias Gomes da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: O transtorno depressivo maior é caracterizado por uma sensação persistente de tristeza ou perda de interesse pelas pessoas e atividades em geral, podendo levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, incluindo alterações no sono, apetite, concentração e autoestima.  Objetivo:  Diante disso, buscou-se trabalhar com intervenções efetivas para esse transtorno, visando principalmente melhores condições de enfrentamento dos sintomas. Método: O caso clínico é  de uma paciente do sexo feminino, 58 anos, atendida em uma clínica escola, a partir do referencial teórico cognitivo comportamental. A paciente traz como principais queixas os sentimentos de tristeza e incapacidade. Foram realizados até o momento 23 sessões, nos quais foram utilizadas técnicas como psicoeducação, técnicas de respiração e relaxamento, flexibilização de crenças centrais, desfusão cogntiva e aumento do repertório comportamental. Resultados: No momento atual, a paciente apresenta melhoras significativas tanto no quesito pessoal, quanto social, com a inserção de novos hábitos, novos comportamentos e perspectivas de vida. Conclusão: Com o atendimento clínico realizado, foi possível aplicar conhecimentos adquiridos durante a graduação, sendo também possível observar o desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática clínica do psicólogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Dias Gomes da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus Videira.

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

SILVA, T. D. G., & Schlösser, A. (2022). MANEJO CLÍNICO DE TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR A PARTIR DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTA : UM ESTUDO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31618. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31618

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>