TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS TEÓRICOS
Resumo
Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, tendo como principais critérios para seu diagnóstico o déficit na comunicação e interação social tais como iniciar ou manter um relacionamento. Objetivo: Este trabalho trata-se de uma revisão da literatura sobre o Transtorno do Espectro Autista a inclusão social e o preconceito existente no âmbito escolar, possuindo como objetivo exemplificar o entendimento atual existente sobre tais assuntos, e como a falta de instrução e formação adequada aos profissionais da educação prejudica o trabalho a ser desenvolvido. Método: Foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, objetivando aprofundar processos reflexivos frente ao fenômeno de investigação, tomando por base estudos publicados na literatura científica de abrangência nacional. Resultados: De acordo com os resultados encontrados, nota-se que a Lei de Inclusão de Pessoas com Deficiência possibilita uma compreensão amplificada de como a inclusão deve ocorrer em todo o ambiente social, assegurando a igualdade e a inclusão em todos os níveis. No campo profissional, muito se vem sido discutido sobre as mudanças nas políticas educacionais e as melhorias necessárias que devem ser realizadas para assegurar ainda mais esses direitos. Desta forma, escola, professores e demais colaboradores da instituição podem vir a se adaptar as necessidades destes alunos. Conclusão: Vive-se um momento social importante para se discutir sobre a inclusão escolar de alunos com TEA, e a preparação que a escola e profissionais necessitam para se adequar as necessidades dos mesmos, para assim, reduzir o preconceito e a falta de manejo técnico para com esta demanda.