APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA
Resumo
Introdução: Desde a antiguidade, a trajetória de pessoas com deficiência apresenta dificuldades de inserção e reconhecimento. Contudo, muito se evoluiu em relação à conquista de direitos para o público mencionado, principalmente na educação. Comumente ouve-se discussões sobre a segregação e inclusão na educação especial do Brasil, ou seja, divergência de opiniões sobre o aprendizado de pessoas com deficiência (PcD) e a influência dessas na aprendizagem das crianças típicas. Dessa forma, através da inclusão e da educação especial. Objetivo: O presente trabalho objetivou investigar, por meio de um aprofundamento teórico, o fenômeno da aprendizagem na deficiência e possíveis aspectos que amparam e norteiam esse processo. Método: O estudo foi realizado através da busca de informações nos artigos disponibilizados nas bases de dados Scielo, Pepsic e LILACS. Resultados: Obteve-se como resultado nas pesquisas a eficiência no processo de aprendizagem das crianças atípicas quando incluídas no convívio de crianças típicas, podendo destacar o aprendizado sobre diversidade, responsabilidade, trabalho em grupo, a multiplicidade das capacidades humanas com outros deficientes ou não, além de compreenderem que são diferentes, mas não inferiores. Conclusão: Foi possível concluir que as pessoas deficientes aos poucos foram adquirindo direitos e condições dignas de vida, principalmente o de incluir-se no âmbito escolar, que através da educação especial permite o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo assim para o processo de aprendizagem.