APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA

Autores

  • Nathali Falchetti COSSUL Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: Desde a antiguidade, a trajetória de pessoas com deficiência apresenta dificuldades de inserção e reconhecimento. Contudo, muito se evoluiu em relação à conquista de direitos para o público mencionado, principalmente na educação.  Comumente ouve-se discussões sobre a segregação e inclusão na educação especial do Brasil, ou seja, divergência de opiniões sobre o aprendizado de pessoas com deficiência (PcD) e a influência dessas na aprendizagem das crianças típicas. Dessa forma, através da inclusão e da educação especial. Objetivo: O presente trabalho objetivou investigar, por meio de um aprofundamento teórico,  o fenômeno da aprendizagem na deficiência e possíveis aspectos que amparam e norteiam esse processo. Método: O estudo foi realizado através da busca de informações nos artigos disponibilizados nas bases de dados Scielo, Pepsic e LILACS. Resultados: Obteve-se como resultado nas pesquisas a eficiência no processo de aprendizagem das crianças atípicas quando incluídas no convívio de crianças típicas, podendo destacar o aprendizado sobre diversidade, responsabilidade, trabalho em grupo, a multiplicidade das capacidades humanas com outros deficientes ou não, além de compreenderem que são diferentes, mas não inferiores. Conclusão: Foi possível concluir que as pessoas deficientes aos poucos foram adquirindo direitos e condições dignas de vida, principalmente o de incluir-se no âmbito escolar, que através da educação especial permite o desenvolvimento de práticas e estratégias pedagógicas voltadas para os alunos com  necessidades educacionais especiais, contribuindo assim para o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathali Falchetti COSSUL, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

COSSUL, N. F., & Schlösser, A. (2022). APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31145. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31145

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>