FIBROMIALGIA E PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Ane Fabieli França de Souza Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: A fibromialgia constitui-se como é uma doença reumatológica que acomete a musculatura corporal, desencadeando em dores. Sendo uma síndrome, essa dor se associa a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Objetivo: O objetivo desta produção foi compreender como os tratamentos psicoterapêuticos individuais ou grupais podem contribuir na melhora dos sintomas,  juntamente com as medicações analgésicas e antidepressivas usadas pelos pacientes. Método: A produção realizou uma revisão não sistemática da literatura, realizando uma revisão narrativa, usando por estratégia de seleção de artigos a busca  nas bases Lilacs, Pepsic, Scielo, e GOOGLE Acadêmico. Resultados: A partir da literatura avaliada, foram encontrados indicativos de que a psicoterapia com técnicas apropriadas para relaxamento, conversas, entendimento do surgimento da dor, aceitação e controle dos pensamentos negativos, podem contribuir de forma significativamente positiva ao tratamento e consequentemente na melhora dos vários sintomas e dificuldades que a doença pode causar aos pacientes. Conclusão: Observa-se, de modo geral, que a abordagem cognitivo-comportamental é a abordagem psicoterapêutica com maiores dados de evidências de resultados no tratamento para fibromialgia, sendo fortemente indicada para tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ane Fabieli França de Souza, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

SOUZA, A. F. F. de, & Schlösser, A. (2022). FIBROMIALGIA E PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO: UMA REVISÃO NARRATIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31594. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31594

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>