DANÇA PARA AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO APARTIR DA METODOLOGIA DE RUDOLF LABAN

Autores

  • FELIPE RODEVA TAVARES
  • DIEGO GONÇALVES UNOESC

Resumo

Introdução: A dança a e autismo tem algo em comum, que é na questão da visibilidade, ambos não são enxergados muito bem, havendo pouca pesquisa sobre, poucos trabalhos ocorrendo perante o quão abrangente é o tema e a quantas famílias acabam sofrendo com o transtorno do espectro autista em suas casas, devido a isso o questionamento aparece, o trabalho de terapia com estas crianças envolvem muitas atividades, desenvolvendo seu senso cognitivo, aspectos sociais e interação, desenvolvimento físico e motor, entre outros. Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar quais benefícios a dança traz para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com base na metodologia de Rudolf Laban. Método:  As aulas ocorreram presencialmente de forma planejada com entrevistas dos responsáveis pela criança no início e ao fim do processo. O estudo trata-se de um estudo de caso e pesquisa qualitativa descritiva, sendo utilizado plano de aula e diário de bordo para a coleta dos dados e analise de temática (Minayo, 2003). Resultados:  Os resultados demonstraram que apesar do grande desinteresse do aluno, houve melhorias após as aulas, este demonstrou bastante resistência nas atividades, havendo bastante alterações, utilizando o que dava certo no processo e testando novas possibilidades até se achar um caminho que funcionasse bem. Conclusão:  Sugere-se que o trabalho com estas crianças seja cauteloso, que se tenha muito cuidado com as individualidades, busque entender cada vez mais o mundo deles para que ocorra uma boa comunicação e lidar com os processos com mais facilidade e tranquilidade, tudo isso retornará com muito aprendizado para as próximas vivências.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

RODEVA TAVARES, F., & GONÇALVES, D. (2022). DANÇA PARA AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO APARTIR DA METODOLOGIA DE RUDOLF LABAN. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31560. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31560

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino