ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA A PERMANÊNCIA NA DANÇA EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO COM IDADES DE 14 A 18 ANOS
Resumo
A dança é considerada uma das artes mais antigas do mundo, auxiliando no desenvolvimento psicomotor de seus praticantes. O corpo é o principal instrumento que permite vivenciar e transparecer por meio da coreografia os sentimentos das bailarinas, bem como despertar sentimentos e emoções nos expectadores. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os fatores motivacionais para iniciar a prática da dança em adolescentes do sexo feminino com idades entre 14 e 18 anos. Os dados foram coletados em um local de ensaios de danças na cidade de Xanxerê –SC. Esta pesquisa caracterizou-se como descritiva de natureza qualitativa. Participaram do estudo 17 bailarinas. Os dados foram obtidos por meio de uma roda de conversa, tendo como pergunta disparadora o que as motivaram a iniciar o curso de dança. As falas foram transcritas e analisadas. Foi observado que a maioria das bailarinas iniciou a prática da dança por motivos extrínsecos: a mãe colocou, influência da amiga ou irmã, por recomendações médicas, motivos de saúde. Sobre as motivações para continuar podemos constatar motivos intrínsecos como: reconhecimento próprio, sair da rotina do dia-a-dia, esquecer os problemas, emoção que a prática lhes proporciona; já os fatores extrínsecos são: reconhecimento pelo trabalho, elogios, conhecer pessoas novas que também praticam dança. É sugerido realizar futuras pesquisas com uma amostra maior para resultados com maior precisão, além da aplicação de questionários para comparação de resultados qualitativos e quantitativos.Downloads
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Dias-Sbeghen, E. P., Gonçalves, D., Balduino, D., De Marco, J. C. P., Fritsch, M. I., & Bueno, R. (2016). ASPECTOS MOTIVACIONAIS PARA A PERMANÊNCIA NA DANÇA EM ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO COM IDADES DE 14 A 18 ANOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11452
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa