PEDAGOGIA(S) POSSIVEIS NO ENSINO DA DANÇA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O DESPERTAR DA CRIATIVIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Resumo
Introdução: A dança ela faz parte no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes, e tendo seu papel importante como o modo de se expressar e interagir uns com os outros. Objetivo: Dessa forma o presente estudo tem o objetivo analisar as pedagogias possíveis no despertar da criatividade em adolescentes de uma Cia de Dança de Xanxerê, todos matriculados gratuitamente. Método: O estudo é de cunho qualitativo, com características de pesquisa-ação, utilizando instrumentos para coleta de dados como diário de bordo, gravações, fotos e vídeos, e para complementar usando o embasamento das técnicas de Minayo (2001), que tem o foco nas ciências sociais, que visa uma realidade muito diferente, e sendo assim seria o lugar de intuição, e exploração, e com isso objetivando a pesquisa qualitativa como um conjunto de técnicas e ações. Resultados: Os resultados encontrados com essa pesquisa nos mostram a importância de trabalhar com possibilidades criativas para o uso dos corpos com crianças e adolescentes, e também o quão ajuda os adolescentes à serem mais inovadores. Conclusão: Através desta pesquisa, podemos perceber o quanto é importante vivenciar novas experiências no quesito dança, seja ela usando maiores possibilidades no processo criativo, para despertar novas pedagogias possíveis para o uso dos corpos no processo criativo em crianças e adolescentes. Projetos de intervenção como este, vêm para somar nas pesquisas que desenvolva a criatividade de crianças e adolescentes, com isso desenvolvendo futuro seres humanos mais criativos.