ESTUDO DE CASO: ADOLESCENTE DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DEPRESSIVO RECORRENTE E TRANSTONO DE PÂNICO
Resumo
O presente trabalho aborda sobre um caso atendido durante Estágio clínico obrigatório realizado no Serviço de Atendimento Psicológico – SAPsi da UNOESC – Videira/SC, com carga horária de 120 horas. O estudo de caso trata sobre paciente atendido que apresentava como demanda pensamentos suicidas, tristeza, desânimo, ansiedade, sentimento de inferioridade, auto cobrança. Método: Anamnese com a paciente, rapport, processo de psicoeducação que foi desenvolvido por meio do uso do baralho cognitivo, tendo como objetivo exemplificar de forma lúdica o modelo cognitivo da Terapia Cognitivo-Comportamental e facilitar a compreensão da paciente na identificação de pensamentos, emoções e comportamentos. Também foi utilozada técnica de reestruturação cognitiva, Escala de Avaliação do Bullying Escolar, objetivando entender as situações vividas na escola que ocasionaram as dificuldades de interação social. A Técnica do Pensamento Socrático, foi utilizada na maioria das sessões, objetivando a reflexão da paciente em torno de seus pensamentos automáticos, possibilitando a reflexão sobre o significado atribuído em determinadas situações; técnicas como o Registro dos Pensamentos Disfuncionais – RPD, tarefa de casa: “Diário para melhora” com o objetivo de desenvolver pensamentos positivos sobre o processo de mudança cognitiva e comportamental relacionando a sua demanda atual, entre outras. Resultados: Até o momento, com base nas informações trazidas pela paciente as hipóteses são o Transtorno Depressivo Recorrente e o Transtorno de Ansiedade Social. Porém, será investigado a partir da aplicação de técnicas da Teoria Cognitivo-Comportamental para posteriormente analisar os critérios e fechar um diagnóstico. A paciente está em processo de evolução, trazendo durante as sessões que percebe sua melhora como a diminuição das crises de choro e episódios depressivos. Iniciou um curso na área de Tecnologia da informação, obtendo melhora no processo de interação interpessoal.