CASO CLÍNICO - AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UMA ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Resumo
Uma avaliação psicológica de uma paciente de 20 anos com dificuldade de aprendizagem no curso de graduação de Pedagogia, tendo por abordagem psicológica a terapia cognitivo-comportamental. Teve por objetivo avaliar suas capacidades e fraquezas para assim formular um relatório psicológico que a auxilie a ter menor sofrimento ao aprender. Utilizou-se 5 sessões de até 50 minutos cada para rapport, diálogo e aplicação de testes, são eles: HTP (Casa, Árvore, Pessoa), AC (Atenção Concentrada), G-38 (Teste Não Verbal de Inteligência e WASI - Escala Wechsler Abreviada de Inteligência. Foi obtido resultado inferior para os testes AC e G-38, no WASI o QI foi de 43, apresentando assim que a paciente tem Deficiência Intelectual Moderada (CID 10 – F71.0). A partir da avaliação o relatório foi elaborado e sugerido que a paciente possa usufruir de seu direito de reforço para aprendizagem em sala de aula e fora da mesma para que possa potencializar suas capacidades a partir de maiores estímulos cognitivos.