ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ESTUDO DE CASO COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

Autores

  • CLAUDILENE ROSA DA SILVA UNOESC
  • Katia Toazza UNOESC

Resumo

Introdução: O presente estudo descreve o caso de uma paciente atendida durante o estágio clínico no Serviço de Apoio Psicológico - SAPsi, que desenvolve o serviço de atendimento clínico ofertado à comunidade, localizado na Rua Antônio Pinto, 21 Bairro Alvorada, Videira SC. O estágio contou com carga horária de 120 h semestral, e foi realizado entre o período de fevereiro a julho de 2022. A estudo de caso trata sobre a paciente atendida que apresentava como demanda sentimento de sobrecarregada em casa, no trabalho e no relacionamento com o namorado, tendo dificuldade em ser assertiva, também apresentava como queixa o comportamento de ficar paralisada na discussão e de agir com agressividade fora de contexto. Objetivo: Contribuir para a prática da formação do aluno do curso de psicologia, por meio do contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos e habilidades se materializem em ações profissionais.  Método: Utilizou-se a abordagem TCC- Teoria Cognitivo –Comportamental, onde o processo terapêutico contou com a avaliação diagnóstica da paciente aplicando a anamnese, que é o levantamento detalhado da história da paciente, visando compreender o motivo principal de buscar o tratamento. Posteriormente, foi realizado o estabelecimento de vínculos, realizou-se a conceituação cognitiva, com o objetivo de avaliar as principais situações que afetam a paciente conforme demanda referida, podendo surgir novas demandas no decorrer das sessões. As técnicas utilizadas foram Autofeedbacks, Psicoeducação, Pensamento socrático, Registro Diário dos Pensamentos (RDP), Roley Play (inversão de papéis), Treino de Assertividade, Cartões de enfrentamento, técnicas voltadas ao fortalecimento da autoestima, baralho cognitivo comportamental. Também foram utilizados os testes de personalidade: Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) e Palográfico. Resultados: Após a aplicação dos métodos e técnicas, percebeu-se a evolução da paciente, destacando-se a assertividade na comunicação com o namorado e pessoas que a rodeiam, autocontrole, fortalecimento da autoestima, desconstrução da crença central, ausência da autocobrança. Conclusão: Realizar o estágio proporcionou unir a teoria com a prática, sendo assim, compreendi que o estágio clínico é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias neste campo profissional.   

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

ROSA DA SILVA, C., & Toazza, K. (2022). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: ESTUDO DE CASO COMUNICAÇÃO ASSERTIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31644. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31644

Edição

Seção

Videira - Extensão

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