ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: APONTAMENTOS TEÓRICOS

Autores

  • Karine de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: A saúde pública representa um campo de atuação onde a presença de psicólogos se intensificou ao longo dos anos. Objetivo: Com base nessa alegação, o presente estudo teve como finalidade inferir dados sobre a forma de atuação dos profissionais da psicologia dentro do SUS, avaliando sua execução com os atendimentos a partir de um olhar biopsicossocial e em colaboração com as equipes multiprofissionais. Método: Tomaram-se como base os estudos publicados nas plataformas Scielo, Pepsic e Lilacs, sendo utilizados artigos de 2001 a 2021, que tratavam a respeito do tema proposto. Resultados: Os resultados de natureza qualitativa demonstraram a importância do fazer psicológico nesses espaços, salientando as conquistas obtidas ao longo da história, mas que ainda não alcançam um grande número de usuários, configurando os desafios vivenciados nesta prática.  Conclusão: Constata-se que dentro deste contexto, o psicólogo constitui papel de agente transformador e formador das políticas públicas em saúde. Contudo, a psicologia ainda possui raízes em um fazer preferencialmente clínico, que se acentua dentro do currículo dos cursos de formação e percorre toda a carreira profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Oliveira, K. de, & Schlösser, A. (2022). ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: APONTAMENTOS TEÓRICOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31151. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31151

Edição

Seção

Videira - Ensino