ESTÁGIO CONTÁBIL: VINÍCOLA MORADA DOS VINHOS LTDA
Resumo
Introdução: O setor brasileiro de alimentos e bebidas tem grande importância econômica para o Brasil sendo, dentre as indústrias nacionais de transformação, a maior. Nesse contexto, ainda de acordo com dados da ABIA, a indústria brasileira de bebidas é dividida em 2 grandes nichos: alcoólicas e não alcoólicas, em que as bebidas alcoólicas compõem 47,6% desse mercado. Além disso, a produção de bebidas alcoólicas no Brasil pode ser dividida em três grandes grupos: fabricação de aguardente e outras bebidas destiladas; fabricação de vinho; e fabricação de cervejas e chopes. Portanto, um dos principais desafios do setor é atingir o mercado externo e combater a informalidade. Esta, por sua vez, é justificada pela carga tributária que incide sobre o setor, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os impostos representam cerca de 81,9% do preço de venda da bebida. Além disso, o potencial educativo na simulação de uma empresa dessas características permite aliar a teoria contábil na evidenciação das práticas fiscais, societárias e gerenciais. Objetivo: Avaliar a multitude de variáveis a serem levadas em conta na gestão de uma empresa desse tipo, com ênfase nos desafios associados com a carga tributária onerosa. Método: Elaborou-se a estruturação de uma indústria de vinhos, com atuação no mercado nacional, um plano de negócios e planejamento operacional, considerando os aspectos contábeis, legais e comerciais, a partir de um visita técnica. Foram envolvidos 4 pessoas no processo, sendo que o estágio foi um realizado no prazo de 1 ano. O estudo teve como base inicial a simulação de constituição de uma empresa voltada a fabricação de vinho tinto e vinho rose, possibilitou demonstrar suas técnicas e suas peculiaridades, registrando todos os atos e fatos ocorridos, por meio das técnicas contábeis, especialmente em relação aos custos, elaboração e análise das demonstrações contábeis. Como forma de tributação teve a apuração pelo Lucro Real durante um período de três meses. A partir das fichas técnicas de produção e do desenvolvimento do processo produtivo, identificaram-se os custos de produção e as despesas necessárias à simulação do processo para o estágio. O processo de formação do preço de venda por meio do método Mark-up e dos cálculos da margem de contribuição para apurar ponto de equilíbrio, determinou a compra dos insumos para a produção, fabricação e venda dos produtos, finalizada com a escrituração das operações por meio de um sistema contábil/fiscal. Também, elaborou-se demonstrativos financeiros e calculou-se os indicadores de liquidez, rentabilidade, endividamento, prazos médios, entre outros. Resultados: Os resultados demonstram que a empresa possui uma estrutura de 10 colaboradores; a margem de contribuição foi de 30% para o vinho tinto e 25% para o vinho rosé; a tributação foi de 34,25% sobre o preço de venda dos dois produtos; o preço de venda praticado foi de R$ 12,00 para o vinho tinto e R$ 10,53 do vinho rosé, sendo que a produção foi de 10.000 unidades para cada um dos tipos de vinho. Conclusão: Os resultados demonstraram que o regime tributário conhecido como lucro real não é vantajoso para as vinícolas com características semelhantes a Vinícola Morada dos Vinhos Ltda, por possuir uma carca tributária onerosa. Considerando tais resultados, entende-se que para constituir uma empresa, o planejamento é essencial e indispensável, com análise de todas as variáveis existentes, tanto internas quanto externas.