A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE A APLICAÇÃO DA NBC TG 1000 – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS MUNICÍPIOS DE JOAÇABA, HERVAL D’ OESTE E LUZERNA

Autores

  • Luan Costa Beber UNOESC
  • Willian Savaris UNOESC
  • André Carlos Einsweiller UNOESC
  • Ivonez Xavier de Almeida

Resumo

s procedimentos contábeis advindos com a implantação da NBC TG 1000 proporcionou uma série de ajustes a serem implantados pelas empresas de pequeno e médio porte. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo identificar qual a percepção dos contadores dos escritórios de serviços contábeis dos municípios de Joaçaba, Herval D’ Oeste e Luzerna quanto à aplicação da norma NBC TG 1000. Em relação a abordagem, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa com recorrência a recursos quantitativos. Para que os objetivos propostos fossem atingidos, utilizou-se da pesquisa descritiva. Quanto à amostra da pesquisa, esta é intencional e os dados são de fontes primárias, a partir de um questionário estruturado, obtendo um retorno de 77,77%. Os resultados obtidos foram condizentes com a atual situação de convergência das PMEs. Os resultados apontam que os profissionais contábeis estão buscando capacitação para poder aplicar a norma, de forma integral ou mesmo que parcial, levando a seus clientes informações relevantes e fidedignas para que possam tomar decisões dentro das entidades. Destaca-se, que a percepção do profissional contábil em relação ao processo de convergência é positiva, pois melhora a informação contábil, por mais que se demande mais tempo ou aumente os custos para a organização contábil em função da adequação à norma.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Costa Beber, L., Savaris, W., Einsweiller, A. C., & Almeida, I. X. de. (2018). A PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL SOBRE A APLICAÇÃO DA NBC TG 1000 – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NOS MUNICÍPIOS DE JOAÇABA, HERVAL D’ OESTE E LUZERNA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18326

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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