SELEÇÃO DE LEVEDURAS OBTIDASDE AMEIXA E UVA ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO ESPONTÂNEA PARA USO EM PÃES

Autores

  • Thiago Maia Maia ALVES Unoesc-Videira
  • Fabiana Andreia Shafer de Martini Soares Unoesc-Videira
  • Edson Luiz de Souza Unoesc

Resumo

As leveduras são de grande utilidade para a panificação e com o surgimento da biotecnologia teve enorme incremento comercial e desenvolvimento tecnológico, onde se proporcionou redução de custo e facilitou a fabricação de pães. Neste estudo objetivou-se a selecionar e identificar leveduras que foram obtidas da fermentação espontânea de ameixa e uva. Foram retirados 100 uL do mosto de uva e ameixa e passado para placas contendo ágar MRS, incubadas em anaerobiose e aerobiose em estufa a 35 ºC. Após tempo de incubação realizou-se o teste de coloração de gram e microscopia óptica, buscando apenas microrganismos gram positivos. Por morfologia foram separadas 4 leveduras aeróbicas gram positivas, onde foram transferidas para tubos contendo caldo Mycosel e deixados por 48h em estufa a 35 ºC. Realizou-se contagem de leveduras viáveis em câmara de Neubauer, utilizando-se 0,5g de levedura comercial para comparar o crescimento dos isolados. A contagem dos microrganismos isolados variou entre 1,52x10-5; 6,25x10-4; 1,062x10-5; 1,47x10-6 UFC.mL-1. Já a levedura comercial foi 4x10-6 UFC.g-1. Concluiu-se com esses resultados uma concentração relativamente parecida entre os testes, o que seria uma ferramenta para melhor explorar o potencial dessas leveduras para fabricação de pães.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luiz de Souza, Unoesc

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fruteiras de Clima Temperado, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia (bebidas).

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

ALVES, T. M. M., Soares, F. A. S. de M., & Souza, E. L. de. (2018). SELEÇÃO DE LEVEDURAS OBTIDASDE AMEIXA E UVA ATRAVÉS DE FERMENTAÇÃO ESPONTÂNEA PARA USO EM PÃES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18712

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>