COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA SEMENTE DE UVA MUSCADINIA ROTUNDIFOLIA

Autores

  • Francine Bandieri KRUCHINSCHI Unoesc- Videira
  • Bruna MAY Unoesc
  • André Luiz Külkamp de Souza Epagri-Videira
  • Vinícius Caliari Epagri/Unoesc-Videira
  • Maria Rita Chaves Nogueira Unoesc-Videira
  • Fabiana Andreia Schafer de Martini SOARES Unoesc-Videira
  • Edson Luiz de Souza Unoesc

Resumo

Cada vez mais o consumidor se preocupa com o produto que adquire e as indústrias estão procurando alternativas para atender esse mercado. Dentre esses alimentos, encontram-se os frutos e sementes. Porém, são escassas as informações sobre a composição nutricional de certos frutos, principalmente no que se refere ao dos resíduos gerados em seu processamento. A espécie Vitis rotundifolia é cultivada nos Estados Unidos e ainda pouco conhecida no Brasil, sendo muito resistente à maioria das pragas e doenças que atacam a videira. O objetivo do trabalho foi determinar a composição centesimal da semente de uva Muscadinia rotundifolia, cultivares Greek, Fry, Dixie, Ronoake, Carlos, Magnolia, Noble, Regale e Summit, proveniente de resíduo da produção de vinhos. As amostras foram cedidas pela Epagri Videira-SC, As análises de composição centessimal foram realizadas conforme o Instituto Adolfo Lutz e o perfil de ácidos graxos pela AOAC. As médias da composição centesimal foram umidade 7,8%, cinzas 2,3%, proteína 9,1%, fibras 38,1% e lipídios 16,1%. Dentre os ácidos graxos saturados a maior concentração foi 7,8% do ácido palmítico e para os insaturados foi o ácido alfa-linoléico 68,1%. Os valores encontrados na composição centesimal e perfil de ácidos graxos das sementes estudadas corroboram com os encontrados na literatura. Esses resultados confirmam que as sementes de uva Muscadinia rotundifolia apresentam um elevado teor de ácido alfa-linolênico e que podem ser empregadas diretamente na alimentação humana e na formulação de novos produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Luiz de Souza, Unoesc

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado (2003) e doutorado (2010) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina e pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fruteiras de Clima Temperado, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia (bebidas).

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

KRUCHINSCHI, F. B., MAY, B., Souza, A. L. K. de, Caliari, V., Nogueira, M. R. C., SOARES, F. A. S. de M., & Souza, E. L. de. (2018). COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA SEMENTE DE UVA MUSCADINIA ROTUNDIFOLIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18724

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>