ASPECTOS ANTROPOMÉTRICOS E FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES

Autores

Resumo

A identificação e a avaliação das dimensões motivacionais, e seus fatores intervenientes, apresentam-se como ferramentas importantes na compreensão do comportamento humano voltado à adesão à prática de atividades físicas. O objetivo deste estudo foi analisar os aspectos cineantropométricos e fatores motivacionais para a prática de atividade física em adolescentes. A amostra foi constituída por 42 estudantes, com idades de 11 a 14 anos. Foram avaliados as necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento), a motivação e satisfação para a prática das aulas de educação física, o nível de atividade física, e o índice de massa corporal.  Os resultados apresentam valores baixos relacionados à necessidade psicológica básica de autonomia (2.8 sobre 5 pontos), e maiores valores de competência (3.7 sobre 5 pontos) e relacionamento (3.9 sobre 5 pontos). O índice de autodeterminação (IAD=6.7) utilizado para avaliar a motivação dos estudantes, bem como a satisfação para a prática das aulas de educação física (2.8 sobre 5 pontos) também apresentaram baixos valores. A amostra foi classificada como sedentária, havendo somente 3 estudantes classificados como ativos. A maior parte (n=23) dos estudantes foi classificada com peso normal, mesmo assim houve 10 estudantes com sobrepeso, 8 obesos e 1 baixo peso. Sugere-se que novos estudos sejam realizados para analisar a relação entre os baixos valores de motivação, sentimento de autonomia e satisfação para a prática das aulas de educação física e o consequente sedentarismo entre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Bof, T., Fin, G., Jesus, J. A. de, & Nodari Júnior, R. J. (2018). ASPECTOS ANTROPOMÉTRICOS E FATORES MOTIVACIONAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18662

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>