PERFIL DERMATOGLÍFICO DE PORTADORES DE CÂNCER DE PRÓSTATA

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Unoesc
  • Aline Basotti

Resumo

Algumas células sofrem alterações podendo se tornar células cancerígenas, outras podem ser herdadas de um defeito genético, que se propagam de formas distintas, desenvolvendo essa patologia. A dermatoglifia é uma área de pesquisa que consiste no processo de identificação das impressões digitais como marcas genéticas. O instrumento informatizado intitulado Leitor Dermatoglífico permite atender a essa premissa. A população do estudo foi de 127 indivíduos, contudo, considerando alguns fatores de exclusão, a amostra é de 50 portadores diagnosticados com a patologia e 50 indivíduos como grupo controle. O protocolo escolhido para analisar as impressões digitais foi o Dermatoglífico, proposto por Cummins e Midlo (1961), validado por Nodari Júnior (2009). Os dados foram tratados no Statistical Package for the Social Science (SPSS) 20.0; foi aplicado o teste de normalidade, de Kolmogorov-Smirnov, o teste não paramétrico Mann-Whitney, e o paramétrico Teste T. Por fim, o teste Quiquadrado para a comparação de variáveis categóricas. Demonstrou-se, no presente estudo, que são observadas diferenças significativas na quantidade de linhas em MESQL3, MESQL5 e SQTLE, sendo maior o grupo de homens diagnosticados com câncer de próstata quando comparados ao grupo controle. Já existem indicativos da dermatoglifia como ferramenta auxiliar na identificação de potencialidades genéticas para o câncer de próstata, fato observado no mundo acadêmico. Considerando a reduzida amostra, estudos com um número maior de portadores do câncer de próstata para a comparação com um grupo controle e distintas etnias, deverão ser realizados, tornando-os mais fidedignos.

Palavras-chaves: Prognóstico. Dermatoglifia. Câncer de próstata. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., & Basotti, A. (2015). PERFIL DERMATOGLÍFICO DE PORTADORES DE CÂNCER DE PRÓSTATA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8185

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>