PERFIL DERMATOGLÍFICO DAS ATLETAS DE VOLEIBOL FEMININO DA COPA DA RAINHA DA ESPANHA

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8375-657X
  • Gracielle Fin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Alberti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Aline Basotti Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Samile Pizzi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Wésley Buhringer Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Situado entre os cinco maiores esportes de prestígio no mundo, o voleibol é um dos esportes mais explosivos e rápidos. Em alto nível de competição o treinamento desportivo apresenta-se como um conjunto de atividades complexas organizadas com o propósito de permitir um rendimento máximo. Porém a composição genética é um fator determinante que deve ser considerado, e dentre os marcadores genéticos estão os dermatoglíficos. A amostra do estudo foi composta por 162 indivíduos do sexo feminino divididos em dois grupos. O primeiro composto por 81 atletas profissionais de equipes femininas de voleibol participantes da Copa da Rainha de Voleibol da Espanha que foram comparadas ao Grupo Controle composto por 81 mulheres. Os resultados obtidos demonstraram que há diferença na quantidade de linhas, uma vez que o somatório da quantidade de linhas do dedo 3 da mão direita (MDSQL3) é menor no grupo das atletas profissionais de voleibol, quando comparados ao grupo controle. Os resultados da pesquisa demonstraram diferenças significativas nas atletas de alto rendimento de voleibol, comparadas a um grupo controle formado por mulheres não atletas. Os resultados entre os grupos pesquisados demonstram um perfil dermatoglífico distinto entre o grupo de atletas de voleibol, quando comparados ao grupo controle. Recomenda-se novos estudos com populações de amostra maiores, com grupos étnicos variados, e pertencentes a diferentes competições e níveis competitivos do voleibol.

Palavras-chave: Voleibol. Esporte. Genética. Dermatoglifia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Adriano Alberti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando em Biocências e Saúde.

Aline Basotti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Fisioterapia.

Samile Pizzi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda em Educação Física.

Wésley Buhringer, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando em Educação Física

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Fin, G., Alberti, A., Basotti, A., Pizzi, S., & Buhringer, W. (2016). PERFIL DERMATOGLÍFICO DAS ATLETAS DE VOLEIBOL FEMININO DA COPA DA RAINHA DA ESPANHA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10713

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>