CICLO OPERACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO
Resumo
O ramo alimentício é uma das atividades com maior venda de produtos, por possuir vendas diárias e de primeira necessidade. O supermercado é um dos principais varejos que necessitam de um profissional capacitado para efetuar suas compras. Este artigo visa informar aos leitores a importância do ciclo operacional, financeiro e econômico, bem como seus prazos médios, desde a compra do produto até o recebimento dos seus clientes e como isso afeta no momento da compra. Foi realizado estudo de caso em um supermercado no município de Xanxerê, de cunho descritivo, quali-quantitativo, com informações obtidas por meio de uma entrevista com o gestor e análise em documentos contábeis, ressaltando que o supermercado possui uma gestão familiar. Analisados os dados coletados, a empresa demonstrou alguns pontos que estão em desacordo, possuí estoque elevado com um prazo de 65 dias, e um prazo de pagamento de 20 dias em média. Quanto ao ciclo operacional com média de 69 dias, e o ciclo financeiro com média de 49 dias, entende-se que a empesa se autofinancia por muito tempo. Por outro lado, o gestor tem pleno conhecimento quanto aos prazos e ciclos e transmite toda esta informação ao setor, para efetuar uma melhor compra. Este trabalho despertou um grande interesse nos pesquisadores pelo motivo destes atuarem na área de compras. Por fim, conclui-se que o estudo revelou dados importantes para a empresa e fornece informações para que acadêmicos e interessados no assunto explorem ainda mais este tema.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Trintinaglia, A., Morás, P. D., Rauber, R., & Marco, B. de. (2018). CICLO OPERACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18157
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino