CICLO OPERACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO

Autores

  • Artemio Trintinaglia unoesc
  • Paulo Deyvidi Morás Unoesc
  • Ricardo Rauber Unoesc
  • Betânia de Marco Unoesc

Resumo

O ramo alimentício é uma das atividades com maior venda de produtos, por possuir vendas diárias e de primeira necessidade. O supermercado é um dos principais varejos que necessitam de um profissional capacitado para efetuar suas compras. Este artigo visa informar aos leitores a importância do ciclo operacional, financeiro e econômico, bem como seus prazos médios, desde a compra do produto até o recebimento dos seus clientes e como isso afeta no momento da compra. Foi realizado estudo de caso em um supermercado no município de Xanxerê, de cunho descritivo, quali-quantitativo, com informações obtidas por meio de uma entrevista com o gestor e análise em documentos contábeis, ressaltando que o supermercado possui uma gestão familiar. Analisados os dados coletados, a empresa demonstrou alguns pontos que estão em desacordo, possuí estoque elevado com um prazo de 65 dias, e um prazo de pagamento de 20 dias em média. Quanto ao ciclo operacional com média de 69 dias, e o ciclo financeiro com média de 49 dias, entende-se que a empesa se autofinancia por muito tempo.  Por outro lado, o gestor tem pleno conhecimento quanto aos prazos e ciclos e transmite toda esta informação ao setor, para efetuar uma melhor compra. Este trabalho despertou um grande interesse nos pesquisadores pelo motivo destes atuarem na área de compras. Por fim, conclui-se que o estudo revelou dados importantes para a empresa e fornece informações para que acadêmicos e interessados no assunto explorem ainda mais este tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Deyvidi Morás, Unoesc

Contador, formado na Unoesc

Ricardo Rauber, Unoesc

Contador formado na Unoesc

Betânia de Marco, Unoesc

Contadora e Professora da Unoesc

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Trintinaglia, A., Morás, P. D., Rauber, R., & Marco, B. de. (2018). CICLO OPERACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA: ESTUDO DE CASO EM UM SUPERMERCADO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18157

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino