A DANÇA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ESCOLARES

Autores

Resumo

A prática da dança na escola está relacionada à cultura corporal de movimento e às formas de movimentação que se utilizam de ritmos. A dança colabora no desenvolvimento motor, aperfeiçoando a lateralidade, a coordenação, a orientação espaço-temporal, o equilíbrio e a concentração dos seus praticantes. Como atividade de expressão tem, como uma de suas características, a comunicação e a realização de gestos com estímulos sonoros para a execução do movimento. O objetivo do estágio foi articular o desenvolvimento da prática da dança contribuindo para a escolha de um estilo de vida saudável, de modo a complementar o processo de formação dos escolares. O presente estágio foi aplicado na EEB Belisário Pena, em Capinzal, SC, com alunos de ambos os sexos, com a faixa etária de 15 a 16 anos. Na observação foi relatado o máximo de informações necessárias sobre as turmas e como o professor administra e conduz as aulas. Na intervenção, a proposta foi mostrar o tema de forma lúdica e dinâmica, em que os alunos pudessem se sentir à vontade, como, por exemplo, vivenciar a dança recreativa, sendo que ao final de cada atividade foram feitas explicações sobre os benefícios para a saúde, utilizando esse exemplo de prática. Todas as atividades foram realizadas com êxito, o tempo destinado foi suficiente e muito bem aproveitado pelos alunos, ocorrendo a participação e a colaboração de todos. O estágio foi fundamental para o desenvolvimento profissional do acadêmico, inserindo-o na escola e contribuindo para a formação de um profissional qualificado e responsável em sua área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Padilha, T. A., & Baretta, E. (2018). A DANÇA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA ESCOLARES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17820

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>