MOSTRA CULTURAL COMO PROCESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Resumo

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Assim, enquadradas pelo princípio da indissociabilidade, a extensão e a pesquisa tornam-se consequências naturais da docência, referências para que o ensino não se torne abstrato nem desligado das realidades locais e, são também uma forma de professores e alunos vivenciarem na prática elementos de suas áreas de atuação. Neste sentido, o curso de Educação Física da Unoesc campus de Joaçaba desenvolve a Mostra Cultural, que busca articular arte e cultura por meio de apresentações de dança, música, canto, representações, poesia, expressão corporal entre outras, com grupos e comunidades. As etapas são realizadas ao longo dos semestres em datas específicas, nas quais os acadêmicos são responsáveis em organizar as apresentações culturais, quer seja por meio de grupos convidados envolvendo também egressos do curso, ou por meio de apresentações próprias mediante temáticas interdisciplinares. A participação e o envolvimento dos acadêmicos na Mostra Cultural como agentes ativos do processo, proporcionam uma aproximação com a área de trabalho do profissional de Educação Física, bem como contribuem para a integração e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a docência e o exercício de sua profissão, preocupando-se com a formação ética, estética e crítica dos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-08-2019

Como Citar

Baretta, E., & Souza, R. (2019). MOSTRA CULTURAL COMO PROCESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e21844. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21844

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>