PERCEPÇÃO DE ESCOLARES SOBRE A DANÇA

Autores

  • Lucas José Bissani Nogueira da Silva Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

A dança, por meio da execução de movimentos ritmados e expressivos, pode representar sentimentos, despertar a criatividade, propiciar comunicação, ser uma opção de lazer. Contribui para a manutenção ou desenvolvimento de capacidades físicas, promove a socialização e desenvolvimento da cultura humana. Na escola, vem sendo cada vez mais trabalhada oportunizando algumas mudanças significativas na qualidade de vida do aluno. O objetivo do estudo foi investigar, a percepção que os escolares possuem sobre a dança. A pesquisa se caracterizou como aplicada, quantitativa e descritiva. Constituíram a população deste estudo 286 alunos que estudam no 7º, 8º e 9º ano de duas escolas do município de Joaçaba. A coleta de dados foi realizada pelo acadêmico responsável pela pesquisa nas próprias escolas, utilizando-se de um questionário. Foi solicitada uma autorização para as escolas, bem como para os pais dos alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva. A maior parte dos alunos (88%) não participa de grupos de dança fora da escola, embora goste de dançar (61%). A inclusão da dança nas aulas de Educação Física foi aceita por 52,4% dos alunos. A falta de interesse (43,7%) do sexo masculino predomina quando indagados sobre sua participação nas aulas de dança na escola, e as contribuições para saúde dos praticantes (71,7%) foram as mais evidenciadas pelos alunos. Entende-se que a percepção dos alunos com relação à dança é diferente havendo semelhanças entre indivíduos do mesmo sexo e perspectivas díspares entre ambos os sexos.

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Biografia do Autor

Lucas José Bissani Nogueira da Silva, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Marly Baretta, Unoesc

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Silva, L. J. B. N. da, & Baretta, M. (2017). PERCEPÇÃO DE ESCOLARES SOBRE A DANÇA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14238

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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