O ENSINO DA QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Resumo
Sendo o professor o mediador, responsável principal pelo acesso ao conhecimento, é fundamental que ele estruture e aplique aulas mais motivadoras e dinâmicas no ensino da Química. Neste sentido, o uso de experimentos pode facilitar a aprendizagem e aproximar a ciência da realidade do educando. O presente estudo buscou investigar a utilização de práticas pedagógicas no ensino da Química, com foco na Experimentação, visando analisar se há um processo melhor de aprendizagem quando o estudante consegue relacionar os conceitos teóricos à prática, contextualizando o conhecimento científico superando sua visão empírica, além de apontar as possibilidades de comprovação de fenômenos da Química com o uso de Experimentações e vivenciar atividades experimentais no ensino da Química utilizando materiais acessíveis. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e foi desenvolvida em etapas distintas, que compreenderam trabalhos de observação e de regência em classe de ensino médio. O estudo possibilitou, por meio de análises das práticas realizadas, uma reflexão sobre o processo de experimentação no ensino da Química, chegando-se ao consenso que as aulas realmente se tornam mais dinâmicas, na qual se possibilita ao estudante espaço para que expresse suas hipóteses, corretas ou não, além de contextualizar o cotidiano fazendo com que ele “veja” a Química como uma ciência indispensável para o homem, com significados importantes para a compreensão de sua realidade.
Palavras-chave: Experimentação. Relação teoria e prática. Contextualização da realidade. Ensino da Química.