CARTA, BILHETE, CONVITE E E-MAIL NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Giovana Maria Di Domenico Silva
  • Loiri Maria Casagranda Schmitt
  • Greici Kely Müller

Resumo

Os gêneros textuais estão diretamente ligados à vida social e cultural dos
sujeitos e são, portanto, a base para todo o processo de ensino aprendizagem de língua
materna, na Educação Básica. Diante de sua importância, escolheu-se como temática de
estágio “Carta, bilhete, convite e e-mail no contexto escolar”, a qual norteou, no primeiro
semestre de 2014, uma pesquisa bibliográfica acerca dessa temática. Teve-se como
objetivo compreender a importância do uso dos gêneros textuais carta, bilhete, convite e
e-mail no contexto escolar. Buscou-se definir o que são gêneros textuais, suportes
textuais e tipologia textual, esclarecendo, assim, a função de cada um dos gêneros, na
sociedade, e a importância de introduzi-los no contexto escolar para que os alunos
possam se apropriar, através de práticas pedagógicas inovadoras, das características
inerentes a cada um dos gêneros e, assim, usá-los com competência no seu cotidiano.
Com base nos estudos teóricos realizados, planejou-se e executou-se o estágio de
decência, na pré-escola (segundo semestre de 2014), com o objetivo de sensibilizar as
crianças, através do subtema “Animais”, sobre a função sociocomunicativa dos gêneros
textuais carta, bilhete e convite no cotidiano social; nos anos iniciais do ensino
fundamental, especificamente no 5º ano (primeiro semestre de 2015), objetivou-se
analisar as funções sociocomunicativas dos gêneros textuais carta, convite, e-mail e
bilhete e conhecer as características de cada um dos gêneros; finalmente, o estágio de
gestão (segundo semestre de 2015), através do qual procurou-se compreender como a
gestão escolar pode contribuir, no processo pedagógico, para o desenvolvimento das
habilidades de leitura e, como consequência, o gosto pela leitura. Destaca-se que o uso
desses gêneros, durante o estágio de docência, tornou o ensino da língua materna mais
significativo, não apenas um ensino de leitura e escrita mecânico. Via práticas
pedagógicas lúdicas, levou-se as crianças a se apropriar, gradativamente, das
particularidades de cada gênero. Com o estágio foi possível perceber que o
professor/professora deve criar situações de uso real da língua (leitura e escrita), para
que, assim, os educandos compreendam que a leitura e a escrita, habilidades que
aprenderam na escola, em momento algum, são para serem usadas apenas na escola,
mas no dia a dia, em quaisquer circunstâncias, quando for necessário escrever uma
carta, elaborar um convite, redigir um e-mail ou deixar um bilhete à mãe. Em relação ao
estágio em gestão, pôde-se compreender que para o gestor escolar obter êxito é preciso
que todos estejam realmente compromissados com a educação, desempenhando sempre
um trabalho em equipe, procurando diagnosticar o que precisa ser mudado e como isso
ocorrerá. Todo o processo de estágio vivenciado oportunizou adentrar à realidade da
escola, possibilitando avaliar o quanto é importante a teoria para que se desenvolva uma
prática docente de qualidade.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Di Domenico Silva, G. M., Casagranda Schmitt, L. M., & Müller, G. K. (2016). CARTA, BILHETE, CONVITE E E-MAIL NO CONTEXTO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11686

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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