ORALIDADE: UM GRANDE DESAFIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Loiri Maria Casagranda Schmitt
  • Aline C. Menegotto

Resumo

Pode-se entender que a fala (atividade oral) se apresenta como uma construção humana e histórica com fins comunicativos, geradores de significados compartilhados, entre todos os membros de uma comunidade. Para compreender como se constrói a oralidade, no ambiente escolar, fez-se, no 5º período do Curso de Pedagogia, um estudo bibliográfico com base na temática “Oralidade: um grande desafio na prática pedagógica”, objetivando, assim, entender como se constrói a oralidade na perspectiva de uma melhor interação entre os envolvidos no processo de interlocução (aluno/professor- professor/aluno). No 6º período realizou-se o estágio de docência na Educação Infantil (pré-escola) e, no 7º período, realizou-se o estágio de docência nos anos iniciais no Ensino Fundamental (4º ano). Teve-se, portanto, como objetivo geral, nos estágios, desenvolver situações de aprendizagem que valorizassem a oralidade (falar/ouvir).  Nesse período, constatou-se a importância de se trabalhar, de forma consciente, com a oralidade, um dos eixos do processo de ensino e aprendizagem de língua materna. Permitiu também entender que a oralidade, como conteúdo, exige, por parte do professor, conhecimento teórico e, sobretudo, planejamento de atividades que levem a criança, tanto da Educação Infantil quanto dos anos iniciais, a desenvolver, no cotidiano da escola, as habilidades do ouvir e do falar para que estas possam participar, tanto na escola quanto fora dela (sociedade), de momentos de interlocução com propriedade.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Casagranda Schmitt, L. M., & Menegotto, A. C. (2017). ORALIDADE: UM GRANDE DESAFIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14917

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino