A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS
Resumo
A organização do espaço e do tempo, no processo pedagógico, caracterizam-secomo elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem das crianças.
Destaca-se que é no ambiente, enquanto espaço, e em seu tempo de aprender, que as
crianças desenvolvem-se nos mais variados aspectos e formam-se enquanto seres
humanos. Diante dessa importância, escolheu-se como temática de estágio “A
organização dos espaços e tempos das situações de aprendizagens”, a qual orientou a
pesquisa bibliográfica, na quinta fase do curso. Essa etapa teve como objetivo “Refletir
acerca da organização do espaço e do tempo nas situações de aprendizagem buscando o
respeito às infâncias de maneira ética, pautadas em vivências significativas e
prazerosas”. A partir do estudo realizado, planejaram-se e desenvolveram-se os estágios
de docência. Na sexta fase do Curso, realizou-se o estágio de docência na Pré-escola e, na
sétima fase, realizou-se o estágio de docência no quarto ano dos anos inicias do Ensino
fundamental. Para que a caminhada de cada etapa de formação e do processo de estágio
se tornasse mais significativa, relevante e prazerosa, elegeu-se objetivos que
proporcionassem aprendizagens significativas, que respeitassem os educandos, as
instituições escolares e todos os envolvidos, no processo de estágio, a fim de contribuir,
ensinar e aprender coletivamente. A partir da realização dos estágios de docência,
procedeu-se a análise qualitativa dos processos experienciados. Percebeu-se que se faz
necessário pensar e planejar a organização dos espaços e tempos, pois a aprendizagem
acontece em diferentes espaços e tempos, e a organização do ambiente/espaço é
observada e utilizada pelas crianças de maneiras variadas, pois é no espaço em que a
criança se encontra que ela interage e aprende. Nesse sentido, ressalta-se que trabalhar
a organização do espaço e do tempo das situações de aprendizagens unindo-os com seus
diferentes elementos, que integram o processo pedagógico, é fundamental na educação
infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, como nos demais espaços escolares,
considerando que, além de alunos, todos são crianças, gostam de adentrar em um
mundo de emoções, fantasias, faz de conta, brincar e ser feliz. Organizar os espaços e
tempos para a aprendizagem possibilitou às crianças demonstrar a sua vontade de
conhecer e explorar o novo, o desconhecido. Conclui-se afirmando que é no espaço físico
que acontece o desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações, mas sempre a
partir de sua organização, pois os espaços podem ser estimuladores ou limitadores das
aprendizagens. Portanto, compete ao educador estruturar o espaço e o tempo das
situações de aprendizagens, para que sejam efetivamente prazerosas.
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Publicado
24-08-2016
Como Citar
Di Domenico Silva, G. M., & Back, S. L. (2016). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGENS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11679
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino