EDUCAÇÃO MUSICAL E ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Roselange Barbara Baretta unoesc
  • Teresinha de Jesus Maciel de Andrade
  • João Luiz de Jesus
  • Ana Marli Serpa

Resumo

Sendo a música um agente de inclusão social e com o intuito de desenvolver e estimular as funções motoras e sensorias por meio do canto, da dança, do linguajar e da inteligência, nasceu o Projeto Educação Musical Especial, desenvolvido por acadêmicos da sexta fase da Licenciatura em música da Unoesc de Capinzal. Nesse sentido, este estudo apresenta uma prática pedagógica de educação musical envolvendo estudantes com sindrome de down. O problema de pesquisa foi: Quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo ensino aprendizagem de música para estudantes com Síndrome de Down? Objetivou-se investigar sobre as várias possibilidades de aplicabilidade da educação musical com aporte na ludicidade com crianças down. Para responder esse questionamento usou-se o público alvo de dez estudantes da Escola Especial Wanda Mayer de Capinzal (APAE). Assim, sabendo que a música abre caminhos para novas aprendizagens, permite melhoria na auto-estima e interação social, ampliando as habilidades de dicção, aspectos essenciais para que haja superação das dificuldades e limitações possíveis em educandos com deficiências, foi utilizado no processo ensino aprendizagem cantigas infantis, flauta doce, instrumentos de percusssão para exploração sonora e pecussão corporal. Este trabalho reafirmou a importância da educação musical como contributo no processo de aprendizagem aos estudantes com síndrome de down de maneira racional, dialética e cognoscente.

Palavras-chave: Educação Musical. Síndrome de Down. Aprendizagens.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselange Barbara Baretta, unoesc

Área de Ciências das Humanidades

Departamento Educação

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Baretta, R. B., de Jesus Maciel de Andrade, T., de Jesus, J. L., & Serpa, A. M. (2016). EDUCAÇÃO MUSICAL E ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11262

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)