EDUCAÇÃO MUSICAL E ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN
Resumo
Sendo a música um agente de inclusão social e com o intuito de desenvolver e estimular as funções motoras e sensorias por meio do canto, da dança, do linguajar e da inteligência, nasceu o Projeto Educação Musical Especial, desenvolvido por acadêmicos da sexta fase da Licenciatura em música da Unoesc de Capinzal. Nesse sentido, este estudo apresenta uma prática pedagógica de educação musical envolvendo estudantes com sindrome de down. O problema de pesquisa foi: Quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo ensino aprendizagem de música para estudantes com Síndrome de Down? Objetivou-se investigar sobre as várias possibilidades de aplicabilidade da educação musical com aporte na ludicidade com crianças down. Para responder esse questionamento usou-se o público alvo de dez estudantes da Escola Especial Wanda Mayer de Capinzal (APAE). Assim, sabendo que a música abre caminhos para novas aprendizagens, permite melhoria na auto-estima e interação social, ampliando as habilidades de dicção, aspectos essenciais para que haja superação das dificuldades e limitações possíveis em educandos com deficiências, foi utilizado no processo ensino aprendizagem cantigas infantis, flauta doce, instrumentos de percusssão para exploração sonora e pecussão corporal. Este trabalho reafirmou a importância da educação musical como contributo no processo de aprendizagem aos estudantes com síndrome de down de maneira racional, dialética e cognoscente.
Palavras-chave: Educação Musical. Síndrome de Down. Aprendizagens.