O DESENVOLVIMENTO MORAL NA CRIANÇA: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM
Resumo
Conhecer como o processo de desenvolvimento moral acontece no ser humano, da sua infância à adolescência e a contextualização que exerce na aprendizagem em âmbito escolar, são os focos deste estudo. No processo de “Desenvolver-se” insere-se a escola como segundo núcleo de interação social, visto que o primeiro é a família. Considera-se, dessa forma, que o ser humano se desenvolve nas experiências que se ressignificam continuamente e que proporcionam que reflita e pondere sobre o que é bom para si, formalizando conceitos de postura ética e moral. O dia a dia escolar destaca uma realidade rica em relação à formação de valores muitas vezes atribulada pela quebra ou perda desses valores importantes para a convivência em sociedade, aspectos que chegam às salas de aula comprometendo muitas vezes não somente o trabalho e o agir docentes, mas a aprendizagem de forma ampla. Considerando o desenvolvimento moral, é coerente considerar: qual a influência do desenvolvimento moral na aprendizagem e as relações entre professores e alunos? Com esse objetivo, a pesquisa ocorreu nos três estágios de formação moral, na infância com educandos da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio. As respostas obtidas permitiram compreender que tudo perpassa pelo ambiente escolar, o “estar” na escola, a práxis pedagógica do professor e as relações que se estabelecem entre professor, aluno e escola, que cada vez mais “assume” responsabilidades. Pode-se, diante das experiências vivenciadas, afirmar que esse “estar” na escola deve ser amplamente significativo em ambos os contextos, em aquisições de conhecimento científico, na aprendizagem de forma concreta e interativa, bem como em aprendizagens de conviver/interagir em sociedade. Denota a importância do “ser” professor, em mediar e oportunizar momentos de reflexão que proporcionem um “reorganizar” de conceitos promovendo o desenvolvimento moral; uma prática pedagógica que esteja relacionada a construções de valores, baseados no dialogar, argumentar, ligados ao raciocínio moral. Evidencia-se, também, que o ambiente escolar com valores que primem pela valorização do ser humano como tal, que baseie atitudes comportamentais que promovam o respeito mútuo, desencadeia um processo que em âmbito educacional prima por uma qualidade de aprendizagem significativamente mais efetiva; exorta não apenas a constituição do desenvolvimento moral, mas de um ser humano autônomo, reflexivo do mundo onde vive.
Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Ética. Aprendizagem.