VIVENCIANDO O ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Roselange Barbara Baretta Unoesc
  • Monalisa Chaves Unoesc

Resumo

 

O estudo se refere a uma pesquisa monográfica desenvolvida no curso de Pós-graduação – Especialização em Psicopedagogia da Unoesc Capinzal, tendo como foco perceber como acontece o processo de acolhimento e adaptação das crianças na educação infantil, considerando dados de pais e professores sobre esse momento. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, participativa, sendo um estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários aplicados a educadores e famílias de crianças que frequentam um centro de educação infantil de Capinzal, SC. Esse tema tão proeminente na educação infantil muitas vezes é encarado apenas como uma prática do início do ano ou quando se tem um aluno novo, e não como um momento especial da vida da criança, quando ela está sendo inserida em um novo contexto social e está aprendendo a administrar suas emoções, diante da dolorosa separação dos pais. Assim se justifica a escolha em pesquisar a temática do acolhimento e da adaptação na educação infantil, que deve ser reconhecida como parte de um processo de aprendizado da criança, sendo este o primeiro em ambiente educativo formal. Buscou-se investigar esse momento na educação infantil, considerando a importância da relação entre família e escola e como ambos lidam com esse período. A instituição pesquisada foi o Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente, no Município de Capinzal. Inicialmente aconteceram a socialização do tema pela pesquisadora para pais e educadores em dois momentos diferentes e a aplicação de um questionário para melhor compreensão da visão de ambos sobre o processo de adaptação e acolhimento. Diante disso, foi possível compreender essa dinâmica por meio dos olhares das famílias e dos educadores a respeito do tema, vislumbrando as facetas do processo de iniciação à educação infantil e quais as angústias vividas pelas famílias, com seus sentimentos, pela criança, deparando-se com o novo, e pelos educadores, com as formas de acolher essas famílias com seus filhos, com a missão de promover uma adaptação que acontece gradualmente e a cada nova experiência que a criança vivencia nesse espaço.

Palavras-chave: Adaptação. Processo. Acolhimento. Educação Infantil. Escola.

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Biografia do Autor

Roselange Barbara Baretta, Unoesc

Área das Ciências das Humanidades

 

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Baretta, R. B., & Chaves, M. (2015). VIVENCIANDO O ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7937

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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