A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO DESENHO

Autores

  • Roselange Barbara Baretta unoesc
  • Simone Hachmann Unoesc

Resumo

A presente monografia se trata de uma pesquisa em que se buscou analisar como o desenho é uma ferramenta de linguagem na qual a criança utiliza, assim como o gesto e a fala. É indispensável para a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento da criança, permitindo que ela expresse seus sentimentos, transmitindo com o desenho mensagens não ditas verbalmente. Este é semelhante ao brincar, ele começa na garatuja, nos riscos e rabiscos e com o desenvolvimento da criança nascem as grandes obras. A fantasia, a imaginação, as vivências com o meio fazem com que a criança desenvolva coisas maravilhosas, e com grandes significados. Pode-se afirmar que o desenho oferece um vasto espaço de pesquisa pedagógica e psicopedagógica, pois são diversas as teorias e interpretações a respeito de suas fases, estágios de produção gráfica e demais aspectos. Foi por meio de estudos, análises e discussões sobre o tema que se resolveu fazer uma investigação mais profunda do desenho. Os resultados permitiram uma maior compreensão do desenho como ferramenta essencial para a expressão das emoções humanas e uma ferramenta importante na análise das aprendizagens e desenvolvimento da criança. As instituições pesquisadas durante o estudo foram o Centro de Educação Infantil Passinho Inicial, em classes de Grupos 03 e 05, turno matutino, que resultou em um número total de 25 alunos pesquisados com idades entre 3 e 5 anos e a Escola Municipal Professora Amélia Poletto Hepp, em classes de 1º, 5º, 6º e 9º anos, no turno vespertino, resultando em um número total de 79 alunos pesquisados. Com este estudo foi possível compreender a importância do desenho no processo evolutivo das crianças, pois carrega significados importantíssimos, traz contribuições significativas dos progressos e dificuldades infantis. Salienta-se que o papel do profissional docente é de extrema importância, pois ele deve incentivar, contribuir, orientar e respeitar o educando visando ao seu desenvolvimento pessoal e social.

Palavras-chave: Desenho. Fantasia. Significado. Sentimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselange Barbara Baretta, unoesc

Área das Ciências das Humanidades

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Baretta, R. B., & Hachmann, S. (2015). A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DO DESENHO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7938

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)