ESFERA PÚBLICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO; APLICAÇÕES HABERNASIANAS NA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Letícia Maria F Botegal Unoesc

Resumo

O resumo é fruto de pesquisa financiada pelo Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU na modalidade Grupos de Pesquisa e pretende construir uma discussão sobre a formação da opinião pública a partir da atuação dos meios de comunicação tomando como base os conceitos habermasianos. O pensador Habermas em suas obras, em especial, a Mudança da esfera Pública (2003) e Direito e democracia (2003) tem se esforçado para traçar um diagnóstico seguro sobre a atuação, importância e alcance dos meios de comunicação na sociedade contemporânea. Seus conceitos são centrais para compreender o fenômeno da comunicação e de como influenciam a formação da opinião pública. Neste contexto, o artigo compreende como os meios de comunicação de massa, em especial, a Revista Veja, atuam na formação da opinião púbica e na colonização do mundo da vida através de mecanismos sistêmicos e ideológicos. A compreensão desse fenômeno social é dirigida a partir da aplicação dos conceitos Habermasianos. Para a análise foram coletadas as publicações da Revista Veja entre agosto de 2015 e outubro de 2015. A pesquisa é dialética e com método exploratório, pois, possibilita a familiaridade com o tema pesquisado para posteriormente retirar hipóteses. A abordagem metodológica e aplicação dos conceitos Habermasianos permite concluir que a Revista Veja atua politicamente na formação da opinião pública ao selecionar e divulgar ideologicamente certos aspectos sobre determinado assunto, desta forma retirando do indivíduo sua capacidade crítica, analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Letícia Maria F Botegal, Unoesc

Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Bolsista do Programa de Bolsas de Estudo da Educação Superior – UNIEDU na modalidade Grupos de Pesquisa.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Trevisol, M. G., & Botegal, L. M. F. (2016). ESFERA PÚBLICA E MEIOS DE COMUNICAÇÃO; APLICAÇÕES HABERNASIANAS NA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA REVISTA VEJA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/10690

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>