EMPODERAMENTO E PUBLICIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS DIRECIONADAS AO PUBLICO FEMININO EM CANNES 2015
Resumo
O resumo é resultado de uma pesquisa na modalidade trabalho de conclusão de curso e aborda a retração e o processo de identificação feminina nas propagandas premiadas no Festival de Cannes 2015. A premiação Cannes for a Change, visa o empoderamento feminino e a representação das minorias em propagandas. O objetivo foi compreender como a publicidade está mudando sua forma de representar o público feminino. Para sustentar a tese do empoderamento feminino, foram utilizados conceitos de Santaella (2008) e Lipodeviski (1997), que discorrem sobre a Mulher Híbrida e a Terceira Mulher na sociedade moderna. A metodologia utilizada para a efetivação da pesquisa foi bibliográfica com método hipotético-dedutivo. A abordagem exploratória e descritiva possibilitou a aproximação com o fenômeno estudado. A análise de conteúdo das propagandas materializou e legitimou a tese que o Festival de Cannes valoriza e alinha-se ao movimento contemporâneo de empoderamento da mulher. Na investigação constatou-se que as mensagens tanto linguísticas como visuais trazem para a discussão na comunicação atual o discurso de empoderamento feminino como forma de respeito a cidadania, contudo, é importante pontuar que na comunicação de massa a mulher ainda é utilizada como objeto e, por vezes, estereotipada.Downloads
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Publicado
13-09-2017
Como Citar
Trevisol, M. G., & Neres, D. (2017). EMPODERAMENTO E PUBLICIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS DIRECIONADAS AO PUBLICO FEMININO EM CANNES 2015. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13869
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa