PÓS-MODERNIDADE E COMUNICAÇÃO: A REELABORAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA
Resumo
A pesquisa procurou desenvolver um debate sobre a influência da visibilidade midiática na sociedade pós-moderna. A mídia na sociedade atual, torna-se central na organização das relações sociais, especialmente, as relacionadas à esfera pública de debate e à definição da cultura. Desse modo, estrutura-se um tipo de poder capaz de atribuir significado e sentido à vida social. Como objetivo, a pesquisa respondeu sobre a influência que a mídia exerceu sobre a vida social na pós-modernidade. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica para responder ao problema e ao objetivo proposto. Com a reconstrução dos conceitos dos autores Thompson (2012) e Bauman (1997, 1998, 2001, 2008), foi possível visualizar como a mídia influencia as relações sociais e pauta os assuntos de debate público. A pesquisa ganha relevância à medida que se entende a sociedade pós-moderna como uma era da visibilidade que afeta e influencia a vida cotidiana dos sujeitos.
Palavras-chave: Comunicação. Globalização. Pós-modernidade. Visibilidade.