PÓS-MODERNIDADE E COMUNICAÇÃO: A REELABORAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Jéssica Dayane Novello

Resumo

A pesquisa procurou desenvolver um debate sobre a influência da visibilidade midiática na sociedade pós-moderna. A mídia na sociedade atual, torna-se central na organização das relações sociais, especialmente, as relacionadas à esfera pública de debate e à definição da cultura. Desse modo, estrutura-se um tipo de poder capaz de atribuir significado e sentido à vida social. Como objetivo, a pesquisa respondeu sobre a influência que a mídia exerceu sobre a vida social na pós-modernidade. Como metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica para responder ao problema e ao objetivo proposto. Com a reconstrução dos conceitos dos autores Thompson (2012) e Bauman (1997, 1998, 2001, 2008), foi possível visualizar como a mídia influencia as relações sociais e pauta os assuntos de debate público. A pesquisa ganha relevância à medida que se entende a sociedade pós-moderna como uma era da visibilidade que afeta e influencia a vida cotidiana dos sujeitos.

Palavras-chave: Comunicação. Globalização. Pós-modernidade. Visibilidade. 

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Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra aulas nos cursos de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física e Licenciaturas.

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Publicado

04-09-2014

Como Citar

Trevisol, M. G., & Novello, J. D. (2014). PÓS-MODERNIDADE E COMUNICAÇÃO: A REELABORAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 221. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5320

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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