A INCORPORAÇÃO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO COMO BILDUNG

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC

Resumo

O resumo aponta como a racionalidade neoliberal têm colonizado o campo educativo empregando na escola uma cultura empresarial. O neoliberalismo como racionalidade, institui uma normatização da vida na sua totalidade a partir de valores referenciais que passam a organizar as instituições e a própria subjetividade. Neste sentido, nosso movimento de pesquisa vai ao encontro de pontuar como a razão de mundo ancorada nos princípios neoliberais colonizam educação e, sobretudo, a escola, tornando-a uma instituição que se organiza e opera a partir de uma cultura empresarial. A tese fundamenta-se na defesa que a escola não deve ser tratada como uma empresa, sob pena de produzirmos experiências formativas contrárias aos ideais republicanos de educação. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem teórico-bibliográfico e documental. A escrita investigativa, dialoga com os autores Dardot e Laval (2016) e com o documento da Comissão Europeia (1995). Portanto, a racionalidade neoliberal baseada nos princípios de concorrência, competividade e eficiência passa a organizar as escolas tornando-as empresas. A lógica empresarial no espaço escolar diminui experiências formativas democráticas. Por isso, a escola como espaço educativo deve ser refletido a luz de certos referenciais que não sejam da racionalidade neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Trevisol, M. G. (2018). A INCORPORAÇÃO DA RACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO COMO BILDUNG. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/17924

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>