Percepções de estudantes e egressos do ensino médio sobre o curso de Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica dos estereótipos da profissão

Autores

  • Jucellia Paulista de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Talles Vianna Brugni FUCAPE Business School

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.20124

Palavras-chave:

Estereótipos, Ciências Contábeis, Estudantes

Resumo

Este estudo teve o objetivo de conhecer e analisar as percepções de estudantes e egressos do Ensino Médio com relação à Graduação em Ciências Contábeis sob a ótica de estereótipos associados à profissão. O estudo ocorreu mediante a aplicação de questionários aos indivíduos componentes da amostra, presentes no evento Mostra de Profissões/Mostra Sua UFMG, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em um cursinho preparatório de vestibular localizado no Município de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além disso, o questionário também foi disponibilizado on-line na plataforma do Google Drive. A partir da análise dos dados, realizada por meio da construção de tabelas e análises de frequência, constatou-se um desconhecimento dos respondentes sobre vários aspectos inerentes ao Curso e à profissão contábil. No que diz respeito aos estereótipos apontados na literatura, este trabalho não encontrou outro senão aquele que relaciona a Contabilidade à Ciência Exata, e uma parcela considerável dos indivíduos ainda vincula a principal tarefa do Contador ao cálculo do imposto de renda. Ressalta-se, desse modo, a necessidade de as escolas que possuem o Ensino Médio fornecerem informações adequadas a respeito das carreiras pretendidas pelos alunos, bem como estimularem a participação destes em eventos como a Mostra de Profissões realizada pela UFMG.

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Biografia do Autor

Jucellia Paulista de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG

Talles Vianna Brugni, FUCAPE Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP

Pós-Doutor em Finanças pela PUC-RIO

Professor Associado da  FUCAPE Business School

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Publicado

27-04-2020

Como Citar

Almeida, J. P. de, Avelino, B. C., & Brugni, T. V. (2020). Percepções de estudantes e egressos do ensino médio sobre o curso de Ciências Contábeis: uma análise sob a ótica dos estereótipos da profissão. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 127–152. https://doi.org/10.18593/race.20124