Sobre a Revista

1. Foco e Escopo

A RACE é uma revista classificada com Qualis A4 (2017-2020) na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, editada pelo grupo de docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração Unoesc, recomendado pela CAPES e filiado à ANPAD. Com periodicidade quadrimestral a partir de 2014, tem como missão publicar e promover o debate de estudos científicos e trabalhos técnicos de qualidade que contribuam para a expansão do conhecimento em Administração, Economia e Contabilidade.

O foco da RACE é a publicação de estudos referentes à área da gestão pública ou privada, especialmente contemplando a contribuição científica e a compreensão da temática da sustentabilidade nas suas dimensões: econômica, ambiental e social. Os estudos submetidos à RACE deverão ter como escopo a análise dos diversos fatores de competitividade e de sustentabilidade das organizações, dos processos ou dos empreendimentos.

Visa publicar artigos que aprofundem teorias, métodos e/ou práticas de gestão. Busca ainda promover a convergência e disseminação de conhecimentos sobre sustentabilidade abrigando estudos relacionados à Administração, à Contabilidade e à Economia.

O público predominante da RACE é a comunidade científica da Área da Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia. Também considera-se público desta Revista gestores públicos e privados de diferentes organizações sociais.

Não serão aceitos texto de caráter meramente bibliométrico ou revisões de literatura. A Race também não publicará mais do que um artigo/autor ano, salvo interesse de linha editorial específica.

A revista doravante publicará apenas artigos exógenos à Instituição a que está vinculada, salvo edições especiais e respeitados os limites de endogenia aceitos pela comunidade científica.

A Revista RACE não cobra taxas dos autores.

2. Processo de Avaliação

O artigo submetido pelo(s) autor(es) deve ser inédito, seguindo o escopo e a linha editorial da revista. A primeira avaliação é feita pelo corpo editorial da Revista visando garantir que o manuscrito, antes de ser enviado para avaliação por pares, atenda requisitos de encaixe ao escopo, forma, qualidade textual, atualidade e densidade científica. Estando deficitário em qualquer um destes sentidos, o manuscrito pode ser rejeitado antes mesmo da avaliação por pares, no que se convenciona chamar de "desk reject". Serão submetidos à apreciação do corpo de avaliadores os manuscritos que estiverem adequados à estes critérios.

Uma vez acolhido em primeira análise pelo corpo editorial, o manuscrito entra no processo de revisão por pares. Ele segue para revisão mantendo a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Os avaliadores são selecionados de acordo com o seu conhecimento pertinente á área do artigo avaliado e à sua titulação, buscando avaliação por pares. O corpo editorial esforça-se para manter a maioria dos avaliadores (90%) sendo externos à Instituição a que a Revista está vinculada.

Após o processo de avaliação, três destinos são possíveis para um manuscrito. O primeiro é o avanço, como submetido, ao processo de edição de texto. Neste caso o manuscrito é revisado textual e normativamente para ser colocado na fila de publicação. O segundo destino possível é a revisão a partir das sugestões dos avaliadores, visando melhorar o manuscrito para sua eventual publicação. Neste caso os autores são informados das mudanças necessárias, recebem um prazo para realizá-las e, caso consigam executa-las devem submeter uma nova versão do texto. O editor responsável pela submissão analisa a réplica dos autores e, com base na capacidade de adequação demonstrada decide se o texto pode ser publicado nesta nova versão ou se a submissão será rejeitada. O terceiro destino possível é a rejeição justificada do manuscrito, tendo em vista a percepção dos avaliadores.

3. Periodicidade e Formato

Formato: 16 x 23 cm.

Disponível somente em meio eletrônico a partir de 2013.

Periodicidade: quadrimestral (a partir de 2014)

4. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

5. Histórico do Periódico

A primeira edição da revista foi anual e a periodicidade foi janeiro a dezembro de 2002. A revista permaneceu anual de 2002 a 2005, semestral de 2006 a 2013. Quadrimestral a partir de 2014. O periódico em 2022 completa 20 anos de existência.

6. Direitos autorais

Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.

 


Conteúdo atualizado em Novembro de 2023.