Inovações em uma empresa brasileira do setor têxtil
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v16i3.14087Abstract
Neste estudo objetivou-se verificar como se caracterizam as inovações em uma empresa brasileira do setor têxtil. Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicaram que as modalidades de inovações identificadas na literatura, relativas às inovações de produtos, de processos, tecnológicas, organizacionais e mercadológicas, foram constatadas na empresa objeto de estudo no período analisado, conforme os relatos dos entrevistados e a sua confirmação na análise documental. Conclui-se que a compreensão acerca da caracterização de cada modalidade de inovação que a empresa realiza, conforme percepção dos sujeitos da pesquisa e análise documental, alinhada com a literatura investigada, permite traçar o perfil inovativo da empresa diante do mercado competitivo em seu segmento de atuação. O resultado deste estudo contribui para a utilização da tipificação de inovação adotada na pesquisa, consubstanciada pela literatura, e identificada na empresa objeto de estudo.
Palavras-chave: Caracterização das inovações. Tipificação de inovação adotada. Empresa têxtil.
Innovations in a Brazilian company in the textile sector
Abstract
The goal of this study was to verify how the innovations in a Brazilian company in the textile sector are characterized. Thus, a descriptive study, with a qualitative approach, through a case study was carried out. The survey results indicated that the modalities of innovations identified in the literature, regarding innovations of products, processes, technological, organizational and market, were found in the company object of study in the period analyzed, according to the reports of the respondents and confirmation in the documentary analysis. It is concluded that the understanding of the characteristics of each type of innovation that the company does, according to the perception of the individuals of the research and the documentary analysis, aligned with the literature investigated, makes it possible to trace the innovative profile of the company within the competitive market if its segment. The result of this study contributes to the use of the classification of innovation adopted in the research, supported by the literature and identified in the company object of study.
Keywords: Characterization of innovations. Classification of innovation adopted. Textile company.
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