Impactos do estágio curricular não obrigatório sobre o desempenho acadêmico entre alunos de ciências econômicas: um estudo para a universidade federal de goiás

Autores

  • Sandro Eduardo Monsueto Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-2155-012X
  • Adriana Moura Guimarães PPGECON/FACE/UFG - Programa de Pós Graduação em Economia
  • Alicia Araújo Amaral de Oliveira FACE - Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.27318

Palavras-chave:

Estágio, Desempenho Acadêmico, Universidade

Resumo

A prática do estágio deve ser entendida como um complemento e não como algo rival à formação do estudante. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da realização de atividades de estágio curricular não obrigatório no desempenho acadêmico em uma amostra de alunos universitários. Em relação à literatura prévia, este trabalho combina dados oficiais de resultados em disciplinas com informações sobre os estágios sem recorrer ao uso de questionários. O desempenho nas disciplinas é comparado entre estagiários e não estagiários com o método de Propensity Score Match, calibrado por um modelo logit. Os resultados mostram que as atividades de estágio possuem impacto diferenciado segundo o momento de realização. Alunos mais avançados no curso são beneficiados, enquanto discentes que ainda não realizaram as disciplinas iniciais apresentam um comportamento de concorrência entre estágio e desempenho acadêmico, evidenciando a necessidade de melhor orientação pedagógica na realização das práticas.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

Monsueto, S. E., Guimarães, A. M., & Oliveira, A. A. A. de. (2024). Impactos do estágio curricular não obrigatório sobre o desempenho acadêmico entre alunos de ciências econômicas: um estudo para a universidade federal de goiás. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 1–30. https://doi.org/10.18593/race.27318

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Seção

Artigos teórico-empíricos

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