E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact

Autores

  • Gylmar Teixeira Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).
  • Elaine Aparecida Regiani de Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4735

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.

Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning. Universidade Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gylmar Teixeira, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

Mestrando em Administração – Mestrado Profissional em Administração (PPGADM Unicentro)
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. (Unicentro).

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração (PPGADM Unicentro). Pós-Doutorando em Administração pela Univali - PPGA

Elaine Aparecida Regiani de Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UNICENTRO), Graduada em Administração.

Downloads

Publicado

27-11-2014

Como Citar

Teixeira, G., Stefano, S. R., & Regiani de Campos, E. A. (2014). E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 14(1), 225–250. https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4735

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)