E-LEARNING, PERCEPÇÕES SOBRE SATISFAÇÃO NO TREINAMENTO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: REAÇÃO VERSUS IMPACTO / E-Learning, Perceptions of Satisfaction in Distance Training in Financial Institution: Reaction versus Impact
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.v14i1.4735Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a Educação a Distância (EAD) compreendida no texto como aquela que possibilita a flexibilidade temporal e a facilidade de acesso ao treinando, estimulando autonomia de aprendizagem, por isso está sendo amplamente utilizada por Universidades Corporativas como estratégia de educação continuada para o desenvolvimento de conhecimento e vantagem competitiva institucional. O estudo teve como objetivo analisar a satisfação dos funcionários com a Educação a Distância proporcionada pela Universidade Corporativa de uma instituição financeira nacional, tendo como objeto de estudo os funcionários de duas agências bancárias de uma cidade da região Centro-Sul do Paraná, focando a reação e o impacto do treinamento no ambiente de trabalho. O estudo foi estruturado em três fases: inicialmente a abordagem histórica da EAD no Brasil e nas instituições empresariais; na segunda fase, destacam-se os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo e, por fim, os resultados obtidos por meio deste. A coleta dos dados da pesquisa ocorreu com a utilização de questionário semiestruturado, contando com 100% do espaço amostral disponível. Os resultados indicaram a satisfação dos funcionários quanto à facilidade de entendimento dos conteúdos, ao acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem e às suas expectativas. Em relação ao impacto, observou-se elevado grau de concordância quanto à facilidade de interação, à absorção de novos conhecimentos, à utilização das ferramentas da plataforma e à habilidade no manuseio e na aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. As sugestões apontam a instituição do tutor a distância para suporte ao treinado e a disponibilidade de horário e local específico para o treinamento.
Palavras-chave: Educação a Distância. E-learning. Universidade Corporativa.
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