Abordagens de estudo e percepções do ambiente de ensino e aprendizagem em uma instituição de ensino superior brasileira

Autores

  • Wanderson Dutra Gresele Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Regina Sayuri Obana Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense https://orcid.org/0000-0002-3943-6093
  • Wanderley Batista de Santi Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.23190

Palavras-chave:

Abordagens de Estudo, Ambiente de Ensino, Preferências de Ensino, Motivação, Ensino Superior

Resumo

A busca por uma qualidade de ensino tem-se ignorado aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem. Assim, este estudo analisou as abordagens de estudo, percepções do ambiente acadêmico, motivação e preferências de aprendizagem dos acadêmicos em uma instituição de ensino superior localizada na região oeste do Estado do Paraná. Quanto ao método, utilizou-se de uma pesquisa de levantamento, abordagem quantitativa e natureza descritiva, as fontes de dados se deu por meio de questionário, apresentado por Ullah et al. (2011), que trata da percepção do ambiente acadêmico, preferências para diferentes tipos de curso, ensino e avaliação, motivação acadêmica e a abordagem de aprendizagem. No processo de análise utilizou-se de estatísticas descritivas, análise de confiabilidade, análise fatorial, testes de normalidade, análises de correlações, análise de agrupamentos e testes de comparativos de médias. Quanto aos resultados, verificou-se que a qualidade percebida possui um relacionamento mais forte com a abordagem profunda de estudo, preferência dos acadêmicos por cursos que tenham características de suporte de entendimento e, ainda, as variáveis habilidades, qualidade do ensino docente e recursos físicos, que fazem parte da avaliação o ambiente acadêmico, relacionam positivamente com a qualidade percebida.

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

Gresele, W. D., Obana, R. S., & Santi, W. B. de. (2022). Abordagens de estudo e percepções do ambiente de ensino e aprendizagem em uma instituição de ensino superior brasileira. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 21(1), 7–28. https://doi.org/10.18593/race.23190

Edição

Seção

Administração