Satisfação dos acadêmicos de Ciências Contábeis: um estudo com equações estruturais
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.20220Palavras-chave:
Ciências Contábeis, Metodologias de ensino, Desempenho do Curso, Qualidade do ensino, Satisfação dos acadêmicosResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar quais atributos influenciam a Satisfação geral dos acadêmicos do Curso de Contabilidade. Dessa forma, o referencial teórico utilizado para embasamento consistiu na satisfação dos estudantes e nas metodologias de ensino em Ciências Contábeis. Posteriormente, foi elaborado um background teórico para fundamentar a construção de nove hipóteses. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada pela abordagem quantitativa do tipo survey, com a coleta de dados obtidos de fonte primária, por meio da aplicação de questionários com escala Likert. A amostra da pesquisa é composta por 368 respondentes, acadêmicos dos Cursos de Ciências Contábeis matriculados em uma instituição de ensino superior privada situada na região Oeste do Estado do Paraná. Por fim, verificou-se que entre as categorias de análise propostas, todas demonstraram influência nos referidos constructos e, de forma positiva, exceto a Aprendizagem e o Desempenho pessoal. Além disso, identificou-se que os aspectos voltados à Qualidade do ensino/Desempenho do Curso, bem como os aspectos voltados ao Relacionamento com os professores são os que impactam a Satisfação geral com o Curso na percepção dos acadêmicos. Com isso, os achados evidenciaram a importância de uma percepção elevada sobre a Qualidade do ensino/Desempenho do Curso, na medida que impacta significativamente na Satisfação geral do acadêmico.
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