Academics satisfaction of Accounting Sciences: A study with structural equations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/race.20220

Keywords:

Accounting, Teaching methodologies, Course Performance, Quality of teaching, Academics satisfaction

Abstract

The objective of this research is to analyze which attributes influence the General satisfaction of the students of the Course of Accounting. Thus, the theoretical framework used for the study consisted of students' satisfaction and teaching methodologies in Accounting Sciences. Subsequently, a theoretical background was elaborated to support the construction of nine hypotheses. Regarding the methodology, the research is characterized by the quantitative approach of the survey type, with the collection of data obtained from primary source, through the application of questionnaires with Likert scale. The research sample is made up of 368 respondents, academics from the Courses in Accounting Sciences enrolled in a private higher education institution located in the Western region of the State of Paraná. Finally, it was verified that among the categories of analysis proposed, all showed influence and in a positive way, except Learning and Personal performance. In addition, it was identified that aspects that focus on the Quality of teaching/Performance of the Course, and also aspects related to the relationship with teachers that impact the Overall Satisfaction with the Course in the perception of academics. With this, findings showed the importance of a high perception of the Quality of teaching/Course Performance, as it significantly impacts the Overall satisfaction of academics.

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Author Biographies

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa.

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria pelo Centro Universitário Univel. Graduado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Cascavel (UNIVEL). Atualmente é Professor Universitário do Centro Universitário UNIVEL e Contador da empresa Germano Zeni Veículos Ltda (Zeni Motors - Toyota). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Impostos e Taxas, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Controladoria e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Samuel Lyncon Leandro de de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças e do Grupo de Pesquisa em Modelos Econométricos Aplicados à Pesquisa Contábil, ambos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Contabilidade Financeira, Divulgação Financeira, Governança Corporativa, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração e Mestrado Acadêmico em Contabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Foi professora dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) - Curso de Mestrado em Administração - e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC) - Curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau (SC) no período de 2010 a 2013. Doutora em Administração pela PUCPR ? Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela FURB ? Blumenau (SC). Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na linha de pesquisa de Estratégia e Sustentabilidade (UNIOESTE). Professora e Coordenadora no Curso de Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Leciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Metodologia da Pesquisa Qualitativa e Estratégias Organizacionais. Estuda preferencialmente o Ensino e a Pesquisa em Administração e Contabilidade (teorias, metologias e pesquisa), além de Strategy as Practice aliada a Teoria Institucional. Desenvolve pesquisas utilizando tanto métodos quantitativos (regressão equações estruturais e outras técnicas multivariadas) e de análise de redes sociais, como qualitativos com apoio de software (ATLAS ti). Na área de Ensino e Pesquisa . Foi Líder do Tema de Formação do Professor e do Pesquisador (Período de 2011/2012) e Líder do Tema 2 - Estratégias e Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos (Período de 2013 a 2017) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) , tendo recebido prêmios na Área de Educação e Pesquisa. Avaliadora de eventos e periódicos científicos. Autora de diversos artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos. Foi Bolsista Produtividade CNPq Nível 2 no período de 2013/2015 e coordenadora de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: silvanaanita.walter@gmail.com 

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Published

2020-04-27

How to Cite

Gomes, A. R. V., Ferreira, R. M., de Lima, S. L. L. de, & Walter, S. A. (2020). Academics satisfaction of Accounting Sciences: A study with structural equations. RACE - Revista De Administração, Contabilidade E Economia, 19(1), 75–98. https://doi.org/10.18593/race.20220

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