Nova edição publicada (v. 22 n. 2)

22-12-2022

É com satisfação que anunciamos o segundo volume da 22ª edição da revista Evidência: Biociências, Saúde e Inovação!

O presente volume foi composto por 3 artigos vinculados aos temais principais da Revista. O primeiro deles é um trabalho voltado à saúde intitulado “Perfil clínico-epidemiológico dos acidentes ofídicos no município de Anápolis-Goiás entre os anos de 2012 a 2019” que avaliou as fichas de notificação de acidentes por animais peçonhentos (serpentes) cadastradas no Departamento de Vigilância Epidemiológica. Foram notificados 572 casos no período estudado com dados inéditos de casuística, e a sazonalidade foi a variável com maior impacto.

O segundo trabalho está voltado às biociências e tem como título: “Demografia e polimorfismos esterásicos em populações brasileiras de Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) oriundas de localidades do Cerrado brasileiro”. Visto que esta espécie é considerada invasora e praga potencial de cultivares, foi avaliado dados demográficos e genéticos desta espécie em seis diferentes localidades do cerrado brasileiro durante a estação seca de 2017. Como conclusão do estudo, Z indianus é uma importante colonizadora do Cerrado brasileiro e o polimorfismo do loco Est3 foi considerado um bom marcador para se investigar o processo de bioinvasão.

As coleções biológicas são fundamentais para o registro histórico da diversidade animal de determinado ecossistema, além de servirem como instrumento em aulas práticas, como depósito de espécies vouchers, bem como no auxílio na correta comparação e identificação de espécimes coletados. Neste sentido, o terceiro artigo deste volume, intitulado “Inventário de borboletas (lepidoptera) da coleção entomológica didática da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, Cruzeiro do Sul, Acre”, objetivou conhecer a diversidade de borboletas depositadas na Coleção Entomológica da Universidade citada acima, em nível taxonômico de família.

Ainda, com muita honra e diversificando esta edição, foram incluídos três Anais de eventos científicos realizados em parceria com a nossa Revista e com o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Unoesc. O primeiro deles foi a 4ª Jornada Multiprofissional em Cuidado do Paciente Renal em Tratamento Conservador: Desafios e Qualidade de Vida, que teve como objetivo apresentar possibilidades de atuação e atenção ao paciente renal crônico, considerando a importante discussão sobre a qualidade de vida, a abrangência e os benefícios deste tratamento. Foi realizado nos dias 07 e 08 de julho de 2022 na Fundação Pró-Renal, Curitiba/PR. O segundo evento realizado foi o VI Congresso Catarinense de Saúde e VII Simpósio Internacional em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade: Digital Transformation and Innovation in Health que reuniu pesquisadores e empreendedores, tanto jovens quando já renomados, para compartilharem conhecimentos, experiências e reflexões acerca das diferentes problemáticas contemporâneas que exigem soluções inovadoras, realizado entre os dias 25 e 27 de agosto de 2022. Por fim, o terceiro parceiro foi o I Congresso Brasileiro em Biociências aplicadas à Saúde, que aconteceu entre os dias 03 e 07 de outubro de 2022. Este projeto foi idealizado por sete programas de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde de sete universidades brasileiras, incluindo a Unoesc, sendo um evento com caráter nacional e internacional.

Como editora da Evidência: Saúde, Educação e Inovação, agradeço aos autores e os parceiros pela confiança depositada a esta revista e por contribuírem fortemente para a disseminação do conhecimento e para o crescimento da revista. Também agradeço aos revisores por disponibilizarem seu tempo nas avaliações dos trabalhos, garantindo a qualidade e a valorização das pesquisas realizadas em diferentes temas e regiões do País. Como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho prestado, até o final do ano os nomes de todos os colaboradores envolvidos no processo de revisão ao longo de 2022 estarão listados na seção "Avaliadores ad-hoc".

Desejamos a todos uma excelente leitura e esperamos contar com suas produções em nossas futuras edições!

Cordialmente,
Aline P. Remor, Editora Chefe
Marcos F. Cordeiro, Editor Adjunto