Condutas éticas

A Evidência possui compromisso com a política de ética na pesquisa, na publicação dos resultados e no processo de avaliação dos artigos submetidos. As decisões quanto aos procedimentos éticos levam em consideração o determinado nos seguintes documentos:

a) Resolução CNE n. 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

b) Manual da APA (Editora Penso, 2012);

c) Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

d) Orientações e discussões do Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in research publication (COPE) (publicationethics.org).

Desse modo, na submissão dos manuscritos solicita-se observância aos seguintes aspectos:

a) Artigos: Na análise preliminar, equipe editorial e avaliadores buscam identificar o respeito às normas éticas utilizadas na pesquisa. Caso este tenha sido submetido ao Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), os autores devem mencionar.

b) Autoria: Os autores devem levar em consideração as orientações constantes no documento Ética e integridade na prática científica, do CNPq, observando especialmente os itens 17 (somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito) e 20 (os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho).

c) Plágio e autoplágio: A Evidência conta com o Sistema CrossCheck de controle de plágio. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente referenciadas e incluídas as fontes na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indica que o artigo deve se constituir em contribuição original, e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser utilizadas quando necessário para a compreensão do artigo inédito no que se refere à teoria ou metodologia (Manual da APA).