DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO – RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL

Autores/as

  • Jose Carlos Alves Silva

Resumen

O presente trabalho busca analisar a problemática da institucionalização da criança e do adolescente, bem como a necessária postura do Estado e da sociedade civil frente a tal situação. Os princípios estatuídos na Carta Magna como, por exemplo, da prioridade absoluta, da proteção integral, do melhor interesse da criança e do adolescente e da condição peculiar de desenvolvimento estariam sendo garantidos para esta parcela da sociedade? O presente trabalho traz à discussão a necessidade de ações públicas no sentido de atendimento das garantias fundamentais destas crianças e adolescentes, bem como da participação da sociedade civil e do Estado como atores principais e ativos na formulação de políticas públicas de atendimento.

 

    

PALAVRAS-CHAVE: Direitos Fundamentais e Relações Privadas. Criança e Adolescente. Instituições e Acolhimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

REFERENCIAS

ANDRADE, Fernando Gomes de. Dos direitos sociais de caráter prestacional face ao artigo 5º paragrafo 1º da Constituição Federal de 1988: Normas programáticas ou auto-executáveis? Disponível em: http://www.facol.com/gestus/artigos/artigo2-completo.htm. Acesso em: 18 fev. 2014.

AGUIAR, Daiane Moura; GERVASONI, Tassia A., Direitos Humanos: fundamentação e efetivação – uma análise crítica dos sistemas internacional e interamericano de proteção dos direitos humanos. Revista de Direito Brasileira – RDB, ano 3 – Vol.5 – maio – ago/2013. Publicação Oficial CONPEDI, Florianópolis/SC.

ÁVILA, Humberto. Repensando o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular. In: SARMENTO, Daniel (Org.). Interesses públicos versus interesses privados: desconstruindo o princípio de supremacia do interesse público. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

BITTENCOURT, Sávio. A nova lei de adoção: Do abandono à garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Rio de Janeiro: Lumen Juris: 2010.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: DF. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF, Senado,

_______. Lei de Adoção. Brasília: DF. Lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009.

CARBONERA, Silvana Maria. Guarda de filhos na família constitucionalizada. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2000.

CORDEIRO, Karine da Silva. Direitos fundamentais sociais: Dignidade da pessoal humana e o mínimo existencial. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

COSTA, Ana Paula Motta. Os adolescentes e seus direitos fundamentais: da invisibilidade à indiferença. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

DA SILVA, Enid Rocha Andrade; DE AQUINO, Luseni Maria Cordeiro. Os abrigos para crianças e adolescentes e o direito à convivência familiar e comunitária. IPEA Políticas Sociais - acompanhamento e análise. 11 ago. 2005. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/públicacoes/bpsociais/bps_11/ENSAIO3_Enid.pdf Acesso em: 21. jul. 2013.

FERREIRA, Lucia; BITTENCOURT, Sávio. Direito à convivência familiar de crianças abrigadas: o papel do Ministério Público. Revista Em Pauta. Volume 6 - Número 23 - julho de 2009.

GABARDO, Emerson. O jardim e a Praça para além do bem e do mal: uma antítese ao critério de subsidiariedade como determinante dos fins do Estado social - Tese aprovada como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor em Direito do Estado, Setor de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Paraná. Disponível em http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/19053/TESE_Emerson_Gabardo_Correta.pdf;jsessionid=EFCBB13A8CB3DB1E69200746B62B575D?sequence=1. Acesso em: 21 jul. 2013.

_______. Interesse público e subsidiariedade. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

HACHEM, Daniel Wunder. Princípio Constitucional da Supremacia do Interesse Público. Belo Horizonte: Forum, 2011.

IPEA/DISOC, Levantamento Nacional de Abrigos para Crianças e Adolescentes da Rede SAC (2003).

KREUZ, Sergio Luiz. Direito à convivência familiar da criança e do adolescente, Direitos fundamentais, princípios constitucionais e alternativas ao acolhimento institucional. Curitiba: Juruá, 2012.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Políticas públicas no estado constitucional. São Paulo: Atlas, 2013.

MALISKA, Marcos Augusto. Fundamentos da Constituição. Abertura. Cooperação. Integração. Curitiba: Juruá, 2013.

MOLINARO, Carlos Alberto. Dignidade e Interculturalidade. Breve comunicação preparada para o Seminário “Dignidade da Pessoa Humana: Interlocuções” FADIR/PPGP/PUCRS. Setembro, 2008.

NOGUEIRA, Paulo Lucio. Estatuto da Criança e Adolescente Comentado: Lei 8.069, de 13/07/1990. São Paulo: Saraiva, 1991.

PAMPLONA, Danielle Anne. Políticas Públicas: Elementos para Alcance do Desenvolvimento Sustentável. Curitiba: Juruá, 2012.

PEREIRA, Tânia da Silva. O Melhor Interesse da Criança: um Debate Interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. Ed. Ver. Atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

SECCHI, Leonardo, Políticas Públicas: conceitos, esquemas de analise, casos práticos. 2ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SMANIO, Gianpaolo Poggio; BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins (Org.). O Direito e as políticas públicas no Brasil. São Paulo: Atlas, 2013.

SOUZA, Giselle, Agência CNJ de Notícias. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/noticias/noticias/cnj/18297:mais-de-37-mil-jovens-vivem-em-abrigos. Acesso em: 21 jul. 2013.

TIEDEMANN, Paul. A dignidade humana e os direitos humanos. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia. Unibrasil. Curitiba: v.14, n.14, p. 87-95, julho/dezembro de 2013.

TONIN, Marta Marília. Crianças, adolescentes, jovens e idosos. In: Lições de Direito Constitucional. (Obra no prelo). Organizadores: Clèmerson Merlin Clève e Ana Lucia Pretto Pereira. Editora Revista dos Tribunais.

TORRES, Silvia Faber. O princípio da subsidiariedade no Direito Público contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

VOLIC, Catarina; BATISTA, Myrian V. Aproximações ao conceito de negligência. PUC. São Paulo: 2004. Disponível em http://www.pucsp.br/nca/producao/negligencia.pdf. Acesso em 21 jul. 2013.

Publicado

2014-11-20

Cómo citar

Alves Silva, J. C. (2014). DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE INSTITUCIONALIZADO – RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO COM A SOCIEDADE CIVIL. Unoesc International Legal Seminar, 281–298. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/4397

Número

Sección

Direitos Fundamentais Civis