HERMENÊUTICA – A EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Autores/as

  • Sadi Jose De Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumen

Este trabalho está sendo elaborado com vista a reunir conceitos acerca da Hermenêutica jurídica, tomando-se por base seus fundamentos filosóficos, que colocados à luz dos doutrinadores fica demonstrado que Hermenêutica não é sinônimo de interpretação. O estudo trata, concomitantemente, da eficácia dos direitos fundamentais, envolvendo o que contém o artigo 5º, § 1º, da Constituição Federal de 1988, abordando-se as diversas posições de juristas, doutrinadores e de modo especial a interpretação da mais Alta Corte de Justiça do país, a considerar que o texto literal é de claridade solar, verbis: ‘as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata’. Há que se analisar e estabelecer quais as disposições constitucionais são preservadas face ao texto.

Palavras-chave: Hermenêutica. Direitos de defesa. Direitos em prestação. Eficácia dos direitos fundamentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Constituição da Republica Federativa do Brasil. 17ª ed.rev.ampl. atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

BRITTO, Carlos Ayres. Teoria da Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 20ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: Uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11ª ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

Publicado

2014-02-25

Cómo citar

De Marco, S. J. (2014). HERMENÊUTICA – A EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. Unoesc International Legal Seminar, 447–460. Recuperado a partir de https://periodicos.unoesc.edu.br/uils/article/view/3998