Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Diretrizes para Autores

* CADA PARTICIPANTE PODERÁ SUBMETER ATÉ CINCO TRABALHOS.

** OS TRABALHOS APROVADOS PARA PUBLICAÇÃO NA MODALIDADE ARTIGO SERÃO APRESENTADOS NA FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL, COM DURAÇÃO DE 15 MINUTOS, MEDIADOS POR UM INTEGRANTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA.

*** OS TRABALHOS APROVADOS NA MODALIDADE RESUMO SERÃO APRESENTADOS NA FORMA DE PÔSTER E SERÃO APRESENTADOS PARA UM INTEGRANTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA, COM DURAÇÃO DE 10 MINUTOS, CONFORME HORÁRIO E LOCAL DETERMINADO NO EVENTO.

Diretrizes para autores (ARTIGOS)

 

Os artigos  submetidos aos anais do Seminário Internacional devem obedecer os critérios a seguir.

Artigos

 

1 Os artigos devem ser elaborados em Word, em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo, 1,25, a partir da margem. O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda. Os artigos devem apresentar extensão de até 12.

2 As páginas devem ser numeradas à margem superior direita.

3 Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que os arquivos originais sejam enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Símbolos e fórmulas matemáticas devem ser elaborados emsoftware que possibilite a formatação para o programa In Design, sem perda de suas formas originais. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referir-se a tabelas e ilustrações. Faça, por exemplo: conforme Tabela 5; de acordo com o Gráfico 2.

4 De acordo com a NBR 6022 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003), a publicação deve ser constituída por: 

4.1    Elementos pré-textuais

a)       Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.

b)       Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 250 palavras.

c)       Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

4.2    Elementos textuais

a)       Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa e outros elementos sobre o tema explanado.

b)       Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada o assunto tratado. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.

c)        Conclusão: aborda os resultados da pesquisa de forma a responder às questões apresentadas na introdução; usa-se como título a palavra Conclusão. 

4.3    Elementos pós-textuais

a)       Título e subtítulo (se houver), em língua estrangeira.

b)       Resumo em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto para o idioma de divulgação internacional, utilizando as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé).

c)       Palavras-chave em língua estrangeira: versão na língua do texto para a mesma língua estrangeira do resumo (em inglêsKeywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés).

d)       Nota(s) explicativa(s): deve(m) ser utilizada(s) apenas para comentários e/ou explicações que não possam ser incluídas no texto, não para referências. Precisa(m) ser elaborada(s), ao final do artigo, antecedendo a lista de referências, numeradas sequencialmente.

e)       Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, classificadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas, observando-se a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) .

5 Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) e ROVER, Ardinete; PEREIRA, Débora Diersmann Silva. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. 1. ed. Joaçaba: Ed. Unoesc, 2013; as literais curtas, que apresentam até três linhas, devem  fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas. Para as citações no corpo do texto, usa-se o sistema autor-data e/ou autor-data-página, conforme exemplos: (VALLEJO, 1988, p. 87), ou: Segundo Vallejo (1988, p. 87), as orientações [...]

6 Os títulos devem ser numerados em números arábicos, da Introdução à Conclusão, e subtítulo (se houver) obedecendo à hierarquia que segue:

SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária

 

7 As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.

8 Para a lista de referências, seguem alguns exemplos.

Livro

 

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: descubra como é fácil e agradável elaborar trabalhos acadêmicos. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Hagnos, 2004. 205 p.

 

Capítulo de livro

 

WIRTH, Ângela Fleck. Aplicação do Método de observação de bebês em uma UTI neonatal. In: CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. cap. 8, p. 207-231.

 

Artigo de Revista

 

SERVILHA, Emilse Aparecida Merlin. Estresse em professores universitários na área de fonoaudiologia.Revista de Ciências Médicas, Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, v. 14, n. 1, p. 43-52, jan./fev. 2005.

 

Texto eletrônico

 

BRASIL. Novo Código Civil. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: IOB Thomson, 2002. 95 p. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2007.

 

Orientações gerais

a)       A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores.

b)       O texto deve passar por revisão linguística antes de ser encaminhado à Editora, conforme Resolução n. 38/Consun/2007 – Define política e diretrizes para as publicações.

c)       O artigo deve ser inédito, seguindo a linha editorial dos anais. Serão submetidos à apreciação da Comissão organizadora. Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo. Se as alterações forem demasiadas, os avaliadores podem rejeitar o artigo de maneira bem-fundamentada.

d)       Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para edição.

e)        O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

 

Diretrizes para Autores (RESUMO)

O resumo deve ser elaborado na 3ª pessoa do singular, com citações e referências, com o mínimo de 600 e máximo de 1.000 palavras, texto já revisado, justificado, em bloco único, sem parágrafos ou linhas em branco. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 com margens: superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm, em papel A4.

Caracterizar a equipe: Orientador(es)/Coordenador: SOBRENOME (letras maiúsculas), Nome (somente com a primeira letra maiúscula; quando houver mais de um autor, usa-se a mesma regra, separando os autores com ponto e vírgula); Pesquisador(es), mesma regra;

Palavras-chave: APÓS O TÍTULO, evidenciam-se as palavras-chave (de três a cinco), iniciadas com letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12 e ponto na separação entre elas.

Ex.: Palavras-chave: Educação. Avaliação. Emancipação.

O resumo expandido conterá as seguintes seções:

a)      Introdução: breve, justificando o problema exposto;

b)      Objetivos: apresentando-os de forma clara;

c)      Método: seção que deve ser objetiva, porém clara, apresentando os procedimentos utilizados. Nesta seção deve-se apresentar os preceitos éticos utilizados, inclusive quando houver parecer de Comitê de Ética em Pesquisa, por exemplo;

d) Resultados: podem ser apresentados com a utilização de quadros e tabelas, apresentando a relevância dos dados obtidos na pesquisa;

e)   Discussão: comparação com dados de outras pesquisas e opiniões diversas de demais autores sobre a pesquisa;

f)   Conclusão: tomar como base os objetivos e resultados obtidos na pesquisa. Deve ser clara e objetiva;

g)  Referências: apresentar apenas os autores mencionados ao longo do resumo expandido, conforme normas da NBR 6023 (2002).

 

Importante

 

Os anais são publicados em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página. O acesso aos artigos e demais textos será permitido, não sendo autorizada qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, os autores estão cientes da cessão de seus direitos autorais de publicação aos anais.

Para ciência dos autores, informarmos que o material editado (originais, rascunhos, miolo) permanecerá armazenado na Editora Unoesc pelo período de um ano, após ser publicado, conforme Política Editorial, sendo posteriormente reciclado.

 

Artigos

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