JOGOS COOPERATIVOS: VALORES DE SOLIDARIEDADE

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira
  • Matheus Comunello

Resumo

Jogos cooperativos são conhecidos como dinâmicas de grupos, que despertam a consciência da cooperação e promovem efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro jogador como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que seus participantes aprendam a se colocar no lugar do outro e não priorizar apenas o seu lado. Dessa forma, com o presente estudo, pretendeu-se investigar a opinião dos alunos sobre os valores aprendidos nas vivências com os jogos cooperativos durante as aulas de Educação Física. Este estudo se caracteriza como estudo de campo, experimental e descritivo em forma de opinião. Os sujeitos participantes são os alunos do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Druziana Sartori, do Município de Chapecó, SC, os quais foram convidados a responder a um questionário após a vivência com os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. Os dados foram compilados e analisados e são apresentados em percentuais e frequência simples por meio de gráficos e tabelas. Como resultados parciais, pode-se perceber que os alunos são competitivos e sentem dificuldades em executar plenamente atividades cooperativas. Conclui-se que a aplicação dos jogos cooperativos atrai a atenção dos alunos, mas ainda há muito a ser trabalhado para que se chegue a uma maior compreensão e a uma real execução dos jogos, atendendo aos seus objetivos originais.

Palavras-chave: Jogos cooperativos. Educação Física. Valores educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Comunello, M. (2015). JOGOS COOPERATIVOS: VALORES DE SOLIDARIEDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8540

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>