EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: LEMBRANÇAS DE IDOSOS(AS)
Resumo
A educação física escolar vem sendo trabalhada há muitos anos nas escolas do Brasil, desde a década de 1920 até os dias de hoje, havendo grandes mudanças nos objetivos e nas formas de trabalho e incentivo no desporto. O estudo trata de uma reconstituição das memórias da Educação Física Escolar de 19 alunos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC), do curso oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de Chapecó em parceria com a Prefeitura Municipal. Dessa forma, procurou-se contribuir na reconstituição histórica dessas práticas corporais, investigando as principais atividades desenvolvidas durante o período de formação escolar. Os sujeitos foram entrevistados a partir de um roteiro; após foi organizada a transcrição e a compilação dos dados para o Word e, em seguida, aplicou-se a análise de conteúdo. Como resultado podemos constatar que dos 19 participantes apenas quatro tiveram educação física no período escolar e mesmo assim ministrada por professores multidisciplinares e não formados em educação física. Os esportes trabalhados como atividades nas aulas de educação física eram o futebol e o voleibol e brincadeiras de tradição histórica cultural como: o caçador, também conhecido como queimada, e a peteca. Os brinquedos utilizados eram, muitas vezes, confeccionados por eles mesmos. Concluiu-se que esse contexto se mostra diferente das grandes capitais por ser característico do meio rural, e, na maioria das vezes, esses sujeitos não tinham acesso a veículos de comunicação como emissoras de rádio e TV, ficando, assim, as atividades mais tradicionais e difundidas na cultura corporal local.
Palavras-chave: Educação Física. Memórias. Esporte.